Como calcular o coeficiente de digestibilidade?

Como calcular o coeficiente de digestibilidade?

O cálculo para o coeficiente de digestibilidade (CD) foi realizado pela fórmula: CD (\%) = [(ingerido excretado)/ingerido] x 100.

Qual o coeficiente de digestibilidade aparente?

Os coeficientes de digestibilidade aparente da matéria seca, energia e proteína das dietas-teste foram calculados de acordo com a fórmula descrita por Nose (1960): CDA da dieta = 100 [1 – (\% Cr2O3 na dieta / \% Cr2O3 nas fezes) x (\% nutriente ou energia nas fezes / \% nutriente ou energia na dieta)].

Qual o conceito de digestibilidade?

A digestibilidade do alimento representa a capacidade do animal em utilizar seus nutrientes, em maior ou menor escala, sendo uma característica do alimento, e não do animal (SILVA E LEÃO, 1979).

O que é a digestibilidade de uma proteína?

A digestibilidade é a medida da porcentagem das proteínas que são hidrolisadas pelas enzimas digestivas e absorvidas pelo organismo na forma de aminoácidos ou de qualquer outro composto nitrogenado. Trata-se de um determinante da qualidade protéica da dieta.

LEIA TAMBÉM:   Qual a diferenca entre nectar e suco?

Como calcular a digestibilidade da matéria seca?

A digestibilidade da MS, MO, PB, FDN e FDA, foi calcula utilizando-se a fórmula Dig. = [(g nutriente ingerido–g nutriente nas fezes)/(g nutriente ingerido)] x 100, sendo estes valores utilizados na determinação do teor de NDT, pela equação descrita por Weiss et al.

O que significa alta digestibilidade?

A proteína de alta digestibilidade é aquela melhor absorvida pelo animal. Alguns alimentos apresentam um percentual alto de proteínas em sua composição, porém, são de baixa digestibilidade.

O que é a digestibilidade das proteínas?

Como podemos determinar a digestibilidade de uma proteína?

A digestibilidade da fonte de proteína tem sido definida como a proporção de proteína alimentar derivada de aminoácidos que é efetivamente digerida e absorvida, tornando-se assim disponível de forma adequada para a síntese de proteína do corpo11.