Como bens substitutos podem interferir uns nos precos dos outros?

Como bens substitutos podem interferir uns nos preços dos outros?

A relação acontece com os chamados bens substitutos. Esses bens possuem similaridades um com os outros, “concorrendo” de certa forma pela preferência do consumidor. Da mesma forma, se um bem substituto fica mais barato, isso pode atrair o consumidor, que anteriormente consumia outro item que agora está mais caro.

Como a lei da demanda explica o consumo de produtos que não tem bens substitutos próximos?

A Lei da Demanda diz que quanto menor for o preço, maior a quantidade de consumidores procurando no mercado os produtos que desejam comprar; da mesma forma, quanto maior for o preço, menor a quantidade de consumidores procurando no mercado os produtos que desejam comprar.

Como ocorre a substituição de preços?

Porém, o efeito substituição não ocorre sozinho. Assim como ele, a variação de preços também provoca o efeito renda sobre o consumidor. O efeito renda consiste na alteração de poder aquisitivo quando os preços variam no mercado.

Qual o exemplo mais comum de bens substitutos?

Outro exemplo muito comum apresentado de bens substitutos é a manteiga e margarina. Os bens substitutos geram consequências na economia que permitem às pessoas prever comportamentos de preços e demanda. Suponha, por exemplo, que a carne bovina tenha um súbito aumento de preço.

LEIA TAMBÉM:   Quantas horas devemos dormir durante a noite?

Qual a tendência do preço de um bem ou serviço?

Nos períodos em que a oferta de um bem ou serviço excede a procura (ou demanda), seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a procura (ou demanda) passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço. Ou seja, se a oferta é maior que a procura, os preços diminuem; se a procura é maior que a oferta, os preços aumentam.

Qual é o efeito de substituição?

O Efeito Substituição pode ser entendido como a taxa que mede a variação do consumo quando uma mudança de preço é realizada. Tal mudança faz com que o consumidor se mova ao longo de uma dada curva de indiferença, até encontrar um ponto com uma nova taxa marginal de substituição.