Como avaliar pneumotórax?

O diagnóstico do pneumotórax é baseado na história e exame físico, e confirmado com a utilização de métodos de imagem. O pneumotórax espontâneo geralmente ocorre com o paciente em repouso, raramente durante exercício. Dor torácica e dispnéia são os sintomas mais freqüentes.

Como é a ausculta pulmonar no pneumotórax?

Ao realizar exame do tórax, nota-se que o lado do pneumotórax está maior e movimenta-se menos durante a respiração. Não há frêmito tátil, a percussão é hiper-ressonante, e o murmúrio vesicular está diminuído ou ausente. Pode ocorrer desvio da traqueia para o lado contralateral nos casos de grandes pneumotórax.

Quais os tipos de pneumotórax?

O pneumotórax pode ser classificado em pneumotórax espontâneo (primário e secundário) e adquirido (traumático). O espontâneo é a forma mais comum, quando tem etiologia primária é causado pela ruptura das bolhas apicais da superfície pulmonar, já o secundário ocorre em pacientes com pneumopatias subjacentes.

Qual a diferença entre Pneumotorax hipertensivo é aberto?

Radiograficamente, um pneumotórax aberto caracteriza-se por um defeito visível da parede torácica e pelo deslocamento mediastinal expiratório maciço para o lado ferido: esse comportamento mediastinal é diferente do pneumotórax hipertensivo, onde o deslocamento expiratório do mediastino ocorre em direção ao pulmão …

LEIA TAMBÉM:   O que sao os tratados internacionais de protecao dos direitos humanos?

O que é pneumotórax traumático?

(Pulmão colapsado) Pneumotórax traumático ocorre quando há acúmulo de ar entre a parede torácica e o pulmão devido a uma lesão. Ele causa o colapso parcial ou total do pulmão. As pessoas têm dor no peito e às vezes sentem falta de ar.

Quais os tipos de pneumotórax e suas causas?

Quais as causas do Pneumotórax?

  • Espontâneo: quando está ou não ligado a uma doença pulmonar;
  • Traumático: surge por causa de um trauma no tórax;
  • Infeccioso: causado por infecções pulmonares;
  • Iatrogênico: causado por uma intervenção médica.