Como avaliar o Valor Presente Liquido?

Como avaliar o Valor Presente Líquido?

Interpretando o resultado do cálculo de VPL

  1. VPL Negativo = despesas maiores que as receitas, ou seja, o projeto é inviável;
  2. VPL Positivo = receitas maiores que as despesas, ou seja, o projeto é viável;
  3. VPL Zero = receitas e despesas são iguais, ou seja, a decisão de investir no projeto é neutra.

Como avaliar TIR e VPL?

Na prática, quanto maior a TIR (em relação à TMA), maior será o VPL e melhor será o investimento. Ou ainda, podemos dizer que o melhor investimento a ser feito é aquele que apresentar a maior Taxa Interna de Retorno.

Como analisar o TIR?

Bom, para um Valor Presente Líquido igual a zero a TIR deve ficar em um ponto entre 10\% e 15\%. Se formos prosseguir com os cálculos, chegaremos a uma TIR de 13,1\%. Isso significa que se o retorno exigido for menor que 13,1\%, o projeto será viável. Caso seja maior que 13,1\% o mesmo deverá ser rejeitado.

LEIA TAMBÉM:   Quem come hipopotamo?

Qual o conceito de valor presente?

O conceito de valor presente é um dos mais fundamentais e difundidos no mundo das finanças. É a base para os preços de ações e títulos. Também de modelos financeiros para bancos e seguros e avaliação de fundos de pensão.

Como funciona o simulador de valor presente?

Quando você entra com os dados o Simulador de Valor Presente irá calcular para você de forma automatica o resultado da aplicação. Para que você possa treinar o uso da calculadora, tente fazer os cálculos abaixo e confira se encontrou os mesmos resultados.

Qual é o valor presente do dinheiro?

Em outras palavras, o valor presente representa o valor do dinheiro ao longo do tempo De qualquer forma, o valor presente fornece uma estimativa do que deve ser gasto hoje para que um investimento valha uma certa quantia de dinheiro em um ponto específico no futuro.

Qual o valor presente de um investimento?

Em outras palavras, o valor presente representa o valor do dinheiro ao longo do tempo. De qualquer forma, o valor presente fornece uma estimativa do que deve ser gasto hoje para que um investimento valha uma certa quantia de dinheiro em um ponto específico no futuro.