Como atender uma pessoa com deficiencia intelectual?

Como atender uma pessoa com deficiência intelectual?

  1. Você deve agir naturalmente ao dirigir-se a uma pessoa com deficiência intelectual.
  2. Trate-a com respeito e consideração. Se for uma criança, trate-a como criança.
  3. Não a ignore.
  4. Dê-lhe atenção, converse e verá como pode ser divertido.
  5. Não superproteja a pessoa com deficiência intelectual.
  6. Não subestime sua inteligência.

Como lidar com deficiência intelectual em sala de aula?

Seguem algumas sugestões de atividades para alunos com deficiência intelectual e o restante da turma:

  1. Vôlei sentado.
  2. Jogo de passes.
  3. Montar o robô com formas geométricas.
  4. Escrever o próprio nome com pregadores.
  5. Passe o cordão pelos canudos de macarrão.
  6. Canção nos palitos de picolé
  7. Memorização de letra e imagem.

Como se comunicar com alunos com deficiência intelectual?

Seguem as dicas para se comunicar com alunos com deficiência intelectual: Fale com as crianças usando palavras simples, mas não palavras infantis. Faça pedidos claros e precisos. Mantenha-se calmo e esteja pronto para reformular seu pedido de várias maneiras.

Como ensinar crianças com deficiência intelectual?

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No geral, crianças com deficiência intelectual apresentam raciocínio e compreensão abaixo da média em relação a outras crianças da mesma idade. Isso exige do professor um esforço e dedicação complementar, adicionado de estratégias de ensino altamente eficientes.

Qual a deficiência intelectual que pode comprometer o aprendizado?

Outra característica da deficiência intelectual que pode comprometer o aprendizado é a dificuldade de comunicação. A inclusão de músicas, brincadeiras orais, leituras com entonação apropriada, poemas e parlendas ajuda a desenvolver a oralidade.

Quais são as estratégias para a deficiência intelectual?

Em geral, a deficiência intelectual traz mais dificuldades para que a criança interprete conteúdos abstratos. Isso exige estratégias diferenciadas por parte do professor, que diversifica os modos de exposição nas aulas, relacionando os conteúdos curriculares a situações do cotidiano, e mostra exemplos concretos para ilustrar ideias mais complexas.