Como atender pacientes com necessidades especiais na odontologia?

Como atender pacientes com necessidades especiais na odontologia?

O atendimento ambulatorial deve ser sempre realizado em conjunto com a família e por profissional capacitado, normalmente com especialização em pacientes com necessidades especiais. O apoio da família é muito importante na conscientização da importância da boa saúde bucal para esses pacientes.

Como atender um paciente especial?

Quando o paciente apresenta um comportamento agitado ou demonstra resistência, vale utilizar técnicas verbais de apoio e incentivo na abordagem. Mas o medo e receio podem ser trabalhados com a ajuda dos familiares e acompanhantes.

Por que a medicação pode melhorar a demência?

Numa fase mais avançada da doença, algumas pessoas podem desenvolver Demência. A medicação pode melhorar a sintomatologia física, mas também pode provocar efeitos secundários que incluem: alucinações, delírios, aumento temporário da confusão e movimentos anormais.

LEIA TAMBÉM:   O que e na retina?

Qual o conceito de demência em medicina?

Demência ainda não tem cura, mas tem tratamento que pode retardar a evolução do processo. Drauzio – Qual o conceito de demência em medicina? Ricardo Nitrini – Demência é uma síndrome resultante do declínio progressivo da capacidade intelectual do indivíduo.

Qual o objetivo do tratamento da demência?

Um psicólogo ou um psiquiatra podem avaliar se o paciente apresenta sintomas reais de depressão ou outra condição psicológica que possa estar causando os sintomas. O principal objetivo do tratamento é controlar os sintomas da demência, e ele costuma variar de acordo com a causa subjacente.

Qual o diagnóstico diferencial da demência?

Algumas doenças podem apresentar manifestações comportamentais características da demência. Nesse caso, o diagnóstico diferencial é de extrema importância, porque elas são passíveis de tratamento e o indivíduo retoma a vida normal. Demência ainda não tem cura, mas tem tratamento que pode retardar a evolução do processo.

O que é paciente PNE?

Paciente com necessidades especiais (PNE) é aquele indivíduo que apresenta qualquer tipo de condição que o faça necessitar de atenção diferenciada por um período de sua vida ou indefinidamente.

LEIA TAMBÉM:   O que e carro de diretoria?

O que são pacientes especiais em odontologia?

Essas pessoas são pacientes que precisam de um cuidado odontológico diferenciado. Porém, pacientes especiais em Odontologia vai além disso. Entram nesse grupo pacientes diagnosticados com algo permanente, que necessita de cuidado e tratamento, porém, não pode ser mudado.

O que é Pacientes Especiais na odontologia?

São considerados pacientes especiais em Odontologia aquelas pessoas que tem alguma doença ou situação clínica que necessitem um atendimento odontológico diferenciado.

Qual a importância do atendimento do cirurgião dentista em pessoas com necessidades especiais?

Concluiu-se que o atendimento preventivo é indispensável e que os projetos de promoção de saúde são importantes facilitadores da inclusão social uma vez que proporcionam elevados níveis de sucesso dos atendimentos odontológicos.

Quais as principais formas de estabilização protetora no paciente com paralisia cerebral?

São utilizados colchões à vácuo, estabilização protetora, abridor de boca de silicone e musicoterapia. A utilização desses recursos facilita o atendimento, proporcionando conforto e segurança para pacientes e profissionais. “A adoção de medidas facilitadoras e a atuação de uma equipe coesa facilita o processo.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os impactos e funcões da lutas sociais para a classe trabalhadora?

Quais são as abordagens psicológicas mais indicadas para atender o paciente com necessidade especial?

A Terapia do Esquema (que é um “desdobramento” da Terapia Cognitivo-comportamental) surgiu a partir da necessidade de trabalhar com pacientes boderlines e narcisistas e tem apresentado excelentes resultados no manejo de transtornos de personalidade. Além disso, é importante a parceria com a psiquiatria em alguns casos.

Quem são esses pacientes na odontologia?

PNE na odontologia: quem são esses pacientes? Os PNE são pessoas que precisam de atendimento diferenciado e próprio, considerando que possuem algum tipo de necessidade de ordem física, sensorial, mental, comportamental e/ou de atendimento.

Quais são os profissionais da odontologia no Brasil?

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) estima que, no Brasil, existam 535 profissionais da odontologia para pacientes com necessidades especiais (PNE), ou seja, especialistas na área. Um número ainda pequeno, quando consideramos que, no país, há mais ou menos 45 milhões de pessoas com alguma deficiência, de acordo com o IBGE.

Qual a importância do cuidado com os dentes?

Isso sugere que, mesmo não enxergando, a criança consegue perceber a importância da boca e dos dentes para comer, mastigar, falar, isto é, a importância de se cuidar. A dor é o principal fator motivador para o cuidado com os dentes 14.

Quem são os portadores de necessidades especiais?

Os indivíduos portadores de necessidades especiais são mencionados na história há muitos séculos. Atualmente, no Brasil, existem grupos isolados que prestam atendimento odontológico a estes pacientes.