Como as resseguradoras podem auxiliar os subscritores de riscos de uma seguradora?

Como as resseguradoras podem auxiliar os subscritores de riscos de uma seguradora?

Usar resseguro facultativo: se a proposta for de um tipo de seguro que não esteja coberto pelo contrato de resseguro da seguradora ou se o valor do seguro exceder a capacidade desse contrato, o subscritor pode transferir parte do risco do candidato a um contrato de resseguro facultativo (especifico).

Qual órgão é responsável pela regulação e fiscalização dos mercados de seguros e resseguros?

SUSEP
A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Economia, foi criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966.

Quais os mecanismos de pulverização do risco?

Os mecanismos de pulverização de risco são instrumentos que auxiliam todo o mercado segurador a absorver grandes riscos, especialmente os eventos catastróficos, garantindo a higidez financeira das companhias seguradoras e os pagamentos das indenizações aos segurados.

LEIA TAMBÉM:   Quem nasceu em 2003 tem quantos anos na Coreia?

Por que você pode recusar o seguro em uma seguradora?

Veja, a seguir, os motivos mais comuns para que isso ocorra em uma seguradora veículos. Um dos motivos que podem levar a seguradora a recusar o seguro é o perfil do motorista. Isso porque a empresa avalia os mais diferentes riscos relacionados ao condutor.

Qual a atuação da seguradora?

Conforme já ficou implícito, a atuação da seguradora pode ser dividida em duas atividades principais: a emissão das apólices e, eventualmente, o pagamento da indenização prevista nesses papéis. Para a emissão de apólices, a seguradora atua realizando uma complexa análise de risco do segurado, a pessoa que irá contratá-la.

Como confundir a seguradora com a corretora de seguros?

Um equívoco comum é confundir a seguradora com a corretora de seguros. Enquanto a primeira é efetivamente responsável pelo seguro, a segunda atua apenas como mediadora na contratação da apólice. A relação é parecida com a que existe entre um emissor de ações, por exemplo, e a corretora de ações.

Como verificar se uma seguradora é confiável?

LEIA TAMBÉM:   Quem e o dono da OIBR3?

Para verificar se uma seguradora é confiável, basta consultar seu cadastro na SUSEP. Se ela estiver cadastrada e autorizada pelo órgão, é sinal de que atua conforme as leis brasileiras. A consulta é simples, basta seguir o passo a passo abaixo: Acesse a página da SUSEP: www.susep.gov.br;