Como as plantas nao tem estruturas para se locomover quais sao suas estrategias de defesa contra predadores?

Como as plantas não tem estruturas para se locomover quais são suas estratégias de defesa contra predadores?

Essas defesas envolvem o uso de toxinas que matam os herbívoros ou reduzem sua capacidade de digerir a planta e espinhos e outras estruturas que dificultam o acesso aos tecidos da planta Essas defesas podem ser constitutivas, estando sempre presentes na planta, ou induzidas, produzidas em resposta a dano ou estresse …

Como fugir de predadores?

Para evitar a detecção dos predadores, algumas presas adotam aparências camufladas e de repouso. Isso é uma vantagem para aumento da seleção natural: os mais bem camuflados conseguem sobreviver e deixar descendentes. Os que não conseguem se esconder são descobertos e comidos.

Como os insetos podem proteger as plantas?

LEIA TAMBÉM:   O que e carta seguro?

Dentre as táticas de defesa das plantas, as mais visíveis são os espinhos e os tricomas (protuberâncias na epiderme). Essas estruturas são barreiras físicas que dificultam o acesso dos insetos às fontes de alimento.

Como a camuflagem pode ajudar predadores e presas?

A camuflagem é uma forma de defesa eficaz em que o animal torna-se menos visível no ambiente em que vive e, dessa forma, evita que o predador consiga identificá-lo.

Quais são as estratégias de defesa das plantas?

Dentre as defesas utilizadas pelas plantas estão a resposta hipersensitiva (HR), resistência sistêmica adquirida (SAR), indução de proteínas relacionadas à patogênese (PR-Proteínas) e compostos sinalizadores, como por exemplo, ácido salicílico e peróxido de hidrogênio.

Quais são as principais estruturas de defesa das folhas?

A principal defesa das espécies vegetais contra os fatores bióticos e abióticos é sua superfície externa (CORREA, 2007), coberta por substâncias lipídicas que compõem a denominada cutícula (EDWARDS; WRATTEN, 1981).

Como os insetos interagem com as plantas no meio ambiente?

Os insetos, com relação às plantas, têm outras funções menos evidentes, mas não menos importantes. Assim, se estima que 80\% das plantas com flores, ou seja, umas 240.000 espécies dependem da polinização por insetos. A decomposição da madeira pelas térmitas e outros insetos é vital em termos de reciclagem de nutrientes.

LEIA TAMBÉM:   Porque Vitoria e uma Ilha?

Qual animal prática a camuflagem?

O bicho-pau é um exemplo clássico de camuflagem. Outro exemplo de camuflagem diz respeito aos animais que vivem em ambientes com neve, tais como as raposas, alguns coelhos e os ursos-polares. A pelagem branca de algumas espécies desses animais faz com que eles se tornem quase invisíveis diante de todo o gelo.