Como as montanhas formam sombras de chuva?

Como as montanhas formam sombras de chuva?

A chamada sombra de chuva ocorre quando o ar frio ocupa menos umidade que o ar quente”, explica Sun. Assim, quando um elevado de montanhas paralelo à costa está no caminho de uma corrente de vento e força a massa de ar para cima, a umidade é precipitada em forma de neve ou chuva.

O que é uma chuva orográfica?

Chuva orográfica, também conhecida como chuva de relevo, é a designação dada pela climatologia a um tipo de precipitação que ocorre a massa de ar úmida entra encontra com um obstáculo do relevo – uma montanha, por exemplo – condensa e precipita.

O que consiste no processo efeito de sombra de chuva?

Um efeito associado a esse fenômeno é identificado como sombra de chuva e refere-se à redução das quantidades de chuva do lado oposto do relevo após a transposição do fluxo de ar, agora descendente, sobre a linha de cumeeira.

LEIA TAMBÉM:   Pode jogar lixo no chao?

Quais os principais tipos de chuvas?

Tipos de Chuvas

  • Chuvas orográficas. É originada quando uma massa de ar úmido que se desloca, encontra uma barreira topográfica (serra, montanha, etc), e é forçada a elevar-se, ocorrendo queda de temperatura seguida da condensação do vapor d’água e formação de nuvens.
  • Chuvas ciclônicas ou Frontais.
  • Chuvas convectivas.

O que são chuvas locais?

É uma chuva de abrangência local (áreas pequenas) e ocorre quando há a movimentação do ar, isto é, o ar frio desce, por ser mais denso, e o ar quente eleva-se, por ser mais leve. Ao subir, o ar quente carrega toda a umidade, inicia-se o processo de condensação e, depois, ocorre a precipitação.

Qual a diferença entre chuvas convectivas e chuvas orográficas?

De acordo com a origem, as chuvas podem ser frontais (ocorrem quando uma massa de ar quente e úmido encontra-se com uma massa de ar frio e seco), orográficas ou de relevo (ocorrem quando uma nuvem encontra um obstáculo natural, como as montanhas) e convectivas (ocorrem pela diferença de temperatura nas camadas mais …

LEIA TAMBÉM:   E possivel derrubar uma liminar?

O que são convectivas?

São geralmente chuvas de pouca duração, contudo possuem alta intensidade. As chuvas convectivas também são conhecidas como chuvas de verão.

Quais são os tipos principais de chuva explique como ocorre cada um deles?

Frontais: quando duas massas de ar, quente e fria, se chocam. A água se condensa e cai sob a forma líquida. Convectivas: quando a massa de ar quente eleva-se até às camadas mais frias da atmosfera. Ou seja, a massa de ar quente, carregada de vapor d’água, sobe para camadas mais elevadas e frias.

Por que é possível haver chuva de um lado de uma montanha e estar seco do outro lado?

Esta massa de ar que subiu, encontra nas camadas superiores da atmosfera, com o ar mais frio e nessa troca de calor ocorre a condensação. A massa de ar condensada, precipita, ou seja, chove em um dos lados do obstáculo. No caso de uma montanha, chove do lado da montanha em que a massa de ar se chocou.

LEIA TAMBÉM:   Quem venceu hoje Brasil e Mexico?

Por que muitas cordilheiras apresentam alta precipitação de um lado e baixa no outro lado?

Porque a intensidade da radiação solar que atinge uma área também depende do ângulo dos raios do Sol. Por outro lado, próximo aos polos, os raios do Sol atingem a Terra em um ângulo oblíquo, o que faz com que a energia solar se espalhe sobre uma área maior.

O que são chuvas Ciclônicas?

As chuvas ciclônicas são originadas da interação de massas de ar quentes e frias. Geralmente, elas têm de baixa a média intensidade e são de longa duração, atingindo grandes áreas ao mesmo tempo, e são muito comuns no Brasil.