Como aparece um lipoma?

Como aparece um lipoma?

Algumas correntes médicas defendem que a origem do lipoma pode estar correlacionada com um trauma sofrido na região do corpo em que se manifestou a lesão (lipoma pós-traumático). Essa hipótese ainda não foi suficientemente comprovada. Também não há consenso a respeito da relação entre obesidade e formação de lipomas.

O que melhor define um lipoma?

O lipoma é um tumor benigno no tecido adiposo.

Como distinguir um lipoma de um tumor maligno?

À palpação, um lipoma costuma ser uma massa homogênea, com bordas regulares, indolor, mole, com consistência elástica e móvel. Apesar de ser habitualmente indolor, alguns podem doer. As características descritas acima ajudam a distinguir um lipoma de um tumor maligno, como o lipossarcoma.

Qual o diâmetro de um lipoma?

A maior parte dos lipomas mede entre 1,0 e 3,0 cm, mas alguns deles podem chegar até mais de 10 cm de diâmetro. À palpação, um lipoma costuma ser uma massa homogênea, com bordas regulares, indolor, mole, com consistência elástica e móvel. Apesar de ser habitualmente indolor, alguns podem doer.

LEIA TAMBÉM:   Qual a porcentagem de abusos no Brasil?

Quais são as causas do lipoma?

Embora existam vários tipos , o mais comum é o o lipoma superficial subcutâneo, constituído por uma única lesão instalada logo abaixo da superfície da pele. Lipomas podem aparecer em qualquer idade. Entretanto, são incomuns na infância e adolescência e mais frequentes nas mulheres entre 40 e 60 anos. Não se conhecem as causas do lipoma.

Quem é o tumor maligno do adiposo?

A preocupação maior é excluir a presença do lipossarcoma, tumor maligno do tecido adiposo que, em geral, se apresenta sob a forma de um único nódulo endurecido, com bordas irregulares, baixa mobilidade e crescimento muito rápido. Na literatura médica, entretanto, há pouquíssimos registros de lipomas benignos que evoluíram para tumores malignos.