Como analisar o contas a receber de uma empresa?
No setor de Contas a Receber, existem indicadores essenciais que nos ajudam a entender o status dos recebíveis.
- ROI (Return on Investment – Retorno sob o Investimento)
- Indicador 1 – Prazo Médio de Faturamento (PMF)
- Indicador 2 – Prazo Médio de Recebimento (PMR)
- Indicador 3 – Margem de Contribuição – MC.
O que faz o departamento de finanças de uma empresa?
O departamento financeiro é o setor responsável pela administração dos recursos financeiros da empresa. Ou seja, tudo o que é relacionado a finanças, passa por essa área. Seu papel é garantir uma boa gestão de patrimônio, a fim de que a organização possa reduzir seus gastos e maximizar seus lucros.
Como o faturamento é entendido?
A resposta pode parecer óbvia, mas algumas vezes a palavra “faturamento” é entendida, de forma errada, como o valor da lucratividade da empresa, e não é apenas isso. Sabemos que o faturamento é o resultado da soma de suas vendas que foram realizadas durante um período, podendo ser à vista ou a prazo e normalmente é controlado mês a mês.
Como se familiarizar com o faturamento?
Se você está começando ou já possui um empreendimento qualquer que seja o seu tamanho, é fundamental que se familiarize com um dos principais indicadores do sucesso de qualquer negócio: o faturamento. Podemos dizer que faturamento, é a soma dos valores arrecadados por uma empresa pela realização de sua atividade comercial.
Qual a estimativa de faturamento?
A estimativa de faturamento é basicamente uma previsão de receita decorrente das vendas de um determinado produto ou a prestação de serviço de qualquer natureza em determinado período do ano. Ela pode ser feita analisando números anteriores das vendas da empresa e com certeza pode ajudar um planejamento de curto, médio e longo prazo.
Por que o faturamento é importante dentro das empresas?
Através do seu controle dá para saber se o valor que está faturando está cobrindo os custos do período. Por isso, o faturamento tornou-se uma ferramenta fundamental dentro das empresas, principalmente com a chegada da nota fiscal eletrônica.