Como adquirir um apartamento com outras pessoas?

Como adquirir um apartamento com outras pessoas?

Adquirir um apartamento ou uma casa com outras pessoas é perfeitamente possível e de acordo com a lei. A decisão pela compra conjunta de imóvel pode atender a diferentes objetivos e envolver mais de um participante inclusive no financiamento imobiliário.

Como conseguir um apartamento próprio?

Para quem está planejando o casamento ou já se casou e quer conquistar o apartamento próprio, compor a renda agiliza a aprovação de um financiamento imobiliário. Já as pessoas que não formalizaram o casamento, mas registraram união estável, terão grande facilidade para aproveitar as possibilidades da compra conjunta.

Por que abusar no preço de um imóvel?

Se abusar no preço pode até acabar queimado no mercado da venda de imóveis. Pode sim subir um pouco, mas nunca um valor substancial. Acredite que vale a pena investir um pouco de tempo e de dinheiro para conseguir vender a casa mais depressa.

Por que os compradores são coproprietários?

Em ambas as situações, os compradores são coproprietários na aquisição do patrimônio e, se houver o término da união, terão partes iguais do imóvel. Isso porque, quando um casal compra uma habitação em comunhão, metade do bem pertencerá a cada um. A exceção da regra fica por conta da hipótese de um dos companheiros entrar com uma quantia maior.

Será que o imóvel foi comprado em nome de apenas um membro do casal?

Se o imóvel foi comprado em nome de apenas um membro do casal, na constância do casamento ou da união estável, os direitos decorrentes do contrato de compra e venda são iguais entre os membros do casal.

Qual a regra para compra de uma habitação em comunhão?

Isso porque, quando um casal compra uma habitação em comunhão, metade do bem pertencerá a cada um. A exceção da regra fica por conta da hipótese de um dos companheiros entrar com uma quantia maior. Nesse caso, o indicado é especificar em contrato a porcentagem com que cada cônjuge participou da compra.

Como efetuar o aluguel?

No caso de quem quer efetuar o aluguel, é um contrato que dispensa o uso de caução, fiador e seguro. Já para o locador, a vantagem é que o aluguel pode ser cobrado antecipadamente na entrada do imóvel, apenas para garantir que, caso necessário, a ação de despejo seja acionada por motivo de atraso ou não-pagamento.

Como funciona a unidade de alojamento no apartamento?

No caso da moradia a unidade de alojamento é o edifício autónomo, de carácter familiar. Já no caso do apartamento a unidade de alojamento é uma parcela de um prédio urbano. No estabelecimento de hospedagem, por seu lado, as unidades de alojamento são os quartos. 7 É possível operar diversos estabelecimentos de alojamento local num único edifício?

Como fazer a transferência de imóvel para outra pessoa?

Para fazer a transferência de imóvel para o nome de outra pessoa é preciso cumprir alguns processos, como o pagamento de taxas e regularização com os órgãos responsáveis. Saiba mais!

Como denunciar o contrato de locação?

Caso ocorra uma alienação do imóvel durante o período de locação, o novo locador tem o direito de denunciar esse contrato, a não ser que a locação seja por um tempo determinado e o contrato possua uma cláusula de vigência. São vários os aspectos sobre os regulamentos de copropriedade que geram dúvidas sobre como eles podem ser cumpridos.

Quais os direitos e deveres de um imóvel em copropriedade?

Os principais deles são os que dizem respeito aos direitos e deveres a serem observados e cumpridos em relação a um imóvel em copropriedade, incluindo questões como o direito de preferência, o direito à divisão desse imóvel e os direitos de um eventual locatário.

Por que morar com amigos?

Em contrapartida, ao morar com os amigos, esses custos gerais são somados e divididos por todos. Logo, dá para administrar melhor a sua renda e os gastos mensais sem passar sufoco. Além disso, a compra de móveis e eletrodomésticos para áreas de convívio, como sala, varanda e cozinha também será compartilhada.

Por que dividir um apartamento?

Logo, morar sozinho cria um grande contraste no cotidiano — há quem estranhe a mudança e até se sinta solitário, por exemplo. É por essa razão que dividir um apartamento surge como uma possibilidade de resgatar um pouco desse convívio e sentimento de pertencimento.

Por que dividir um apartamento sozinho?

Sem mencionar que, uma vez morando todos juntos, é mais fácil combinar saídas, programas e viagens em grupo. Outro ponto favorável em dividir um apartamento fica por conta das despesas. Afinal, quando se mora sozinho, você é o único a arcar com gastos, como água, luz, telefone, internet, taxa condominial, entre outros.

Quais são as áreas comuns de um apartamento?

Exemplos de áreas comuns: saguões, jardins, circulação, áreas de lazer, piscinas, quadras. A área interna de um apartamento demarcado pelas paredes. Incluindo garagem, varanda e as paredes em si. A área total é a soma de todas as áreas. É a soma da área privativa mais a área de uso comum.

Quais são os atrasos de um apartamento?

Atrasos, promessas que não são cumpridas, revestimentos trocados, má qualidade dos acabamentos e até fraudes, que fazem a obra ficar parada ou mesmo ser cancelada existem, mas podem ser evitados com algumas ações antes durante e depois do processo de compra no apartamento na planta.

Como a varanda pode valorizar apartamentos?

Varandas podem valorizar apartamentos, compõem um espaço externo agradável dentro de casa, são baratas para as construtoras e costumam pesar menos no cálculo do IPTU. Isto porquê a área da varanda não é incluída no que se convenciona chamar de área útil da unidade como dito acima.

Qual a taxa de juros do imóvel residencial?

Taxas de Juros : De 2,95\% a 4,95\% ao ano De 6,50\% a 8,50\% ao ano De 8,00\% a 9,75\% ao ano Modalidades de Financiamento: Residencial: Aquisição de Imóvel Novo ou Usado: Imóvel Residencial: Aquisição de Imóvel Novo ou Usado, Compra de Terreno e Construção, Reforma e Ampliação. Imóvel Comercial

Como pagar os deveres com o imóvel?

Em relação aos deveres com o imóvel, cada um dos donos é obrigado a contribuir no pagamento de contas, impostos e taxas da propriedade (na proporção da parte que tem). No caso da compra conjunta por meio de um financiamento, os compradores se obrigam a pagar todo o saldo devedor até a quitação do bem.

Como fazer uma simulação para financiar um imóvel?

Faça uma simulação e procure o Correspondente Caixa mais próximo de você ou Agência da CAIXA Informe seus dados e descubra o valor da prestação, prazo e outras condições para financiar um imóvel.

Quais são as precauções de compra e venda?

A mais básica dessas precauções é fazer constar no contrato de compra e venda o nome de todos os participantes da aquisição. Deve-se também registrar o porcentual que cada coproprietário detém — informação que precisa ficar bem clara na documentação da compra e na escritura do bem.