Como acontece o processo de estímulo ao consumo?
Com a pretensão de adquirir e desfrutar os benefícios e o bem-estar supostamente proporcionados pelos produtos e serviços expostos à venda, o indivíduo se torna dependente do consumo, o que é denominado consumismo, pois o ato de consumir não se restringe mais para as necessidades básicas, mas para satisfação pessoal.
Quais são as teorias do destinatário final para definir o consumidor?
Pela Teoria Maximalista, destinatário final é todo aquele consumidor que adquire o produto para o seu uso, independente da destinação econômica conferida ao mesmo. Pela Teoria Finalista (ou subjetivista), destinatário final é todo aquele que utiliza o bem como consumidor final, de fato e econômico.
Qual é o perfil do consumidor?
Podemos definir o que é perfil do consumidor como um conjunto de características, comportamentos e valores observados em um público específico. Fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos precisam ser considerados na construção e análise do perfil do cliente que a empresa quer atingir.
Qual o conceito de excedente do consumidor?
O conceito de excedente do consumidor é baseado na ideia de utilidade marginal, que afirma que quanto mais uma pessoa consome, menos ela provavelmente pagará pela unidade adicional. Qual é a fórmula do excedente do consumidor?
Como ter em mente o perfil do consumidor?
Ter sempre em mente qual o perfil do consumidor é muito útil também para evitar que esforços, recursos, criatividade e tempo sejam empregados tentando atingir um público que não apresenta as características de um grupo que, de fato, estaria interessado em suas soluções.
Como calcular o excedente do consumidor?
A área entre os níveis de oferta e demanda é conhecida como excedente do produtor. A fórmula do excedente do consumidor é a seguinte: Excedente do consumidor = preço máximo que o cliente está disposto a pagar – preço real Como calcular o excedente do consumidor?