Como acontece a solubilizacao de um composto iônico?

Como acontece a solubilização de um composto iônico?

A solvatação é um mecanismo de dissolução em que íons negativos e positivos ficam envoltos por moléculas de solvente. Esse fenômeno acontece quando um composto iônico ou polar é dissolvido num composto polar, sem que haja a formação de uma nova substância, como ocorreu na situação acima.

O que provoca a diminuição da energia do composto numa ligação iônica?

Isso ocorre devido à baixa energia de ionização de um metal, isto é, é necessária pouca energia para remover um elétron de um metal.

Como ocorre a solvatação?

A solvatação consiste na interação de iões de um soluto com as moléculas do solvente. Por exemplo, quando se dissolve cloreto de sódio (NaCl) em água, os iões de sódio atraem moléculas de água que são polares, com os átomos de oxigénio de carga negativa apontando para o ião positivo sódio (Na+).

LEIA TAMBÉM:   O que segura uma dentadura na boca?

Como ocorre a solubilização das substâncias?

A solubilidade é a aptidão que um corpo ou matéria tem de se dissolver, ou não, em determinado tipo de líquido. Ela também é conhecida como coeficiente de solubilidade e definida como a habilidade que determinado soluto tem de se dissolver em um solvente. O soluto e solvente são os principais compostos deste processo.

Como os átomos se ligam uns aos outros?

Os átomos se ligam entre si para formar as moléculas. Os tipos de ligação são: Regra do octeto: A partir da observação dos gases nobres que possuem 8 elétrons em sua última camada (com exceção do Hélio que possui 2 elétrons), formulou-se a regra de que os átomos se estabilizam eletronicamente quando atingem esse valor.

Como as ligações iônicas podem ser representadas?

As fórmulas das ligações iônicas são a fórmula unitária (que indica a proporção dos íons no aglomerado iônico) e a fórmula de Lewis, que mostra os elétrons de valência. Para que isso ocorra é necessário que o número de elétrons cedidos por um átomo seja igual ao número de elétrons recebidos pelo outro átomo.