Como a taxa Selic controla a inflacao?

Como a taxa Selic controla a inflação?

Resumindo: se os juros caem, o crédito fica mais barato e os investimentos remuneram menos. Isso favorece o consumo, uma vez que as pessoas podem comprar mais. Do outro lado da moeda, os juros altos acabam reduzindo o consumo, o que contribui para a queda da inflação.

O que a taxa Selic tem a ver com a inflação?

É importante entender a relação entre a taxa Selic e a inflação. Por exemplo, quando o IPCA está alto, o Copom tende a aumentar a Selic. Assim, o crédito fica mais caro e o consumo diminui, reduzindo a inflação. Já em um momento que o Governo queira estimular o consumo, o Copom reduz a Selic.

Porque a taxa Selic diminui a inflação?

Isso porque ela representa a taxa de juros praticados, ou seja, o “preço” que se paga pelo crédito no país. Quando a Selic está alta, é mais caro emprestar dinheiro, o que diminui o capital em circulação no país e limita a inflação.

LEIA TAMBÉM:   Porque Colica em bebe da a noite?

Será que o governo quiser lutar contra a inflação?

O custo mais elevado também faz com que as empresas produzam menos (crescimento baixo). Se, nessas condições, o governo quiser lutar contra a inflação utilizando aperto fiscal e monetário, a recessão pode ser aprofundada.

Como controlar a inflação?

Algumas das medidas mais importantes que devem ser seguidas para controlar a inflação são: 1. Política Fiscal: Redução do Déficit Fiscal 2. Política Monetária: Fortalecimento do Crédito 3.

Como manter o nível de inflação esperado?

Para manter o nível de inflação esperado, o governo faz uso da política monetária, por meio da taxa básica de juros, a Selic. Assim, caso o BC observe que a inflação corre o risco de superar a meta, a tendência é elevar os juros.

Qual a política de rendimentos da inflação?

Política de Rendimentos: Congelamento de Salários. A inflação ocorre devido ao surgimento de excesso de demanda por bens e serviços em relação à sua oferta de produção aos preços vigentes. A inflação desse tipo é chamada inflação demanda-puxar. Várias medidas fiscais e monetárias podem ser adotadas para verificar essa inflação.