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Como a questão da estrutura e funcionamento da Educação Infantil aparece na legislação?
Desde 1996 com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), a educação infantil passou a integrar a Educação Básica, juntamente com o ensino fundamental e o ensino médio. Dessa forma, a implantação de Centros de Educação Infantil é facultativa, e de responsabilidade dos municípios.
Como deve ser a organização do espaço na Educação Infantil?
A organização deste espaço deve ser pensada tendo como principio oferecer um lugar acolhedor e prazeroso para a criança, isto é, um lugar onde as crianças possam brincar, criar e recriar suas brincadeiras sentindo-se assim estimuladas e independentes. Diferentes ambientes se constituem dentro de um espaço.
Quais são os indicadores de qualidade para a Educação Infantil?
Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil são compostos por sete dimensões:
- Planejamento institucional, multiplicidade de experiências e linguagens;
- Interações (espaço coletivo de convivência e respeito);
- Promoção da saúde;
- Espaços, materiais e mobiliários;
Quais são as atividades de rotina na Educação Infantil?
Educação Infantil: 10 planos de atividade para trabalhar a rotina dos pequenos a distância
- Lavar as mãos.
- Cuidados com o corpo: higiene e cooperação.
- Autonomia no momento do banheiro.
- O cuidado e o faz de conta: banho de bonecos.
- Vestindo os bebês.
- Organizando a refeição.
- Hábitos antes e depois de comer.
Quais as leis que regem a educação infantil?
No Brasil, dispomos de legislação avançada na área da educação, introduzida pela Constituição Federal de 1988: o “Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”- Lei nº 8.069 , de 13 de julho de 1990, e a”Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional (LDB)”- Lei nº 9.394 , de 20 de dezembro de 1996.
Quais são as etapas da educação infantil?
Educação Infantil
- Infantil – Berçário – (0 a 1 ano)
- Infantil G1 – (1 a 2 anos)
- Infantil G2 – (2 anos)
- Infantil G3 – (3 anos)
- Infantil G4 – (4 anos)
- Infantil G5 – (5 anos)
Como deve ser pensada a organização do tempo e espaço na Educação Infantil?
Buscando uma perspectiva de sucesso para a aprendizagem, é preciso que a organização deste espaço seja pensada como um ambiente acolhedor e prazeroso para a criança, ou seja, um lugar onde as crianças possam brincar e criar suas brincadeiras sentindo-se estimuladas e autônomas.
O que é a organização do espaço?
Na Geografia, um dos principais objetos de estudo é o espaço geográfico. É nele que a sociedade se organiza, segundo distintos fatores. A organização do espaço acontece de maneira diferente, em razão das diferentes necessidades, momentos históricos, civilização, cultura, intenções, significados e inúmeros outros.