Como a questao da estrutura e funcionamento da Educacao Infantil aparece na legislacao?

Como a questão da estrutura e funcionamento da Educação Infantil aparece na legislação?

Desde 1996 com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), a educação infantil passou a integrar a Educação Básica, juntamente com o ensino fundamental e o ensino médio. Dessa forma, a implantação de Centros de Educação Infantil é facultativa, e de responsabilidade dos municípios.

Como deve ser a organização do espaço na Educação Infantil?

A organização deste espaço deve ser pensada tendo como principio oferecer um lugar acolhedor e prazeroso para a criança, isto é, um lugar onde as crianças possam brincar, criar e recriar suas brincadeiras sentindo-se assim estimuladas e independentes. Diferentes ambientes se constituem dentro de um espaço.

Quais são os indicadores de qualidade para a Educação Infantil?

Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil são compostos por sete dimensões:

  1. Planejamento institucional, multiplicidade de experiências e linguagens;
  2. Interações (espaço coletivo de convivência e respeito);
  3. Promoção da saúde;
  4. Espaços, materiais e mobiliários;
LEIA TAMBÉM:   Qual a melhor opcao para o seu seguro de vida?

Quais são as atividades de rotina na Educação Infantil?

Educação Infantil: 10 planos de atividade para trabalhar a rotina dos pequenos a distância

  • Lavar as mãos.
  • Cuidados com o corpo: higiene e cooperação.
  • Autonomia no momento do banheiro.
  • O cuidado e o faz de conta: banho de bonecos.
  • Vestindo os bebês.
  • Organizando a refeição.
  • Hábitos antes e depois de comer.

Quais as leis que regem a educação infantil?

No Brasil, dispomos de legislação avançada na área da educação, introduzida pela Constituição Federal de 1988: o “Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”- Lei nº 8.069 , de 13 de julho de 1990, e a”Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional (LDB)”- Lei nº 9.394 , de 20 de dezembro de 1996.

Quais são as etapas da educação infantil?

Educação Infantil

  • Infantil – Berçário – (0 a 1 ano)
  • Infantil G1 – (1 a 2 anos)
  • Infantil G2 – (2 anos)
  • Infantil G3 – (3 anos)
  • Infantil G4 – (4 anos)
  • Infantil G5 – (5 anos)

Como deve ser pensada a organização do tempo e espaço na Educação Infantil?

LEIA TAMBÉM:   Qual o medico que cuida de alergias?

Buscando uma perspectiva de sucesso para a aprendizagem, é preciso que a organização deste espaço seja pensada como um ambiente acolhedor e prazeroso para a criança, ou seja, um lugar onde as crianças possam brincar e criar suas brincadeiras sentindo-se estimuladas e autônomas.

O que é a organização do espaço?

Na Geografia, um dos principais objetos de estudo é o espaço geográfico. É nele que a sociedade se organiza, segundo distintos fatores. A organização do espaço acontece de maneira diferente, em razão das diferentes necessidades, momentos históricos, civilização, cultura, intenções, significados e inúmeros outros.