Como a pele da tilapia pode ser empregada na saude humana?

Como a pele da tilápia pode ser empregada na saúde humana?

A pele de tilápia age como um curativo para queimaduras de 2º e 3º grau e o seu uso acelera o processo de cicatrização além de diminuir a dor do paciente. Por enquanto, mais de 350 pessoas já foram beneficiadas com o procedimento no Brasil.

Como é realizado o transplante de pele?

As camadas de pele doadas são aplicadas nas regiões queimadas e se integram ao corpo do paciente. Ou seja, a cirurgia de enxerto de pele consiste em um pedaço de pele retirado de uma área (doadora) e passada a outra (receptora). Após este processo, o tecido implantado adquire um novo suprimento sanguíneo.

O que significa enxerto de pele?

O enxerto de pele consiste-se na remoção de um segmento de pele (epiderme e derme) de uma parte do corpo para outra, visando recobrir uma área desprovida de revestimento ou de pele danificada.

LEIA TAMBÉM:   O que significa Conhaque de alcatrao?

Para que serve a pele da tilápia?

De acordo com a pesquisa desenvolvida pelo médico na Universidade Federal do Ceará, a pele de tilápia pode ser mantida nas queimaduras por vários dias e tem duas vezes mais colágeno que a pele humana. Por isso, melhora a cicatrização, evita infecções e perda de líquidos e proteínas.

O que tem na pele da tilápia?

Os estudos histológicos confirmaram que a pele da tilápia apresenta boa quantidade de colágeno Tipo I, boa resistência à traçao e boa umidade, semelhantes à pele humana e melhor que as peles de porco e de ra, no estudo comparativo; na aplicaçao da pele da tilápia em animais constatou-se uma boa aderência da pele ao …

Para que serve pele de peixe?

Como permanece sobre a queimadura durante vários dias, em função da gravidade do ferimento, a pele do peixe evita as dores que resultam na necessidade da troca do curativo. Em outros países, é usada a pele de outros animais, principalmente de porco.

LEIA TAMBÉM:   Qual vitamina e encontrada quase que exclusivamente em alimentos de origem animal?

Tem como doar a pele?

A doação de pele é feita após constatação de morte encefálica ou parada cardíaca irreversível, cabendo a família autorizar a retirada ou não do tecido.

Como é feita a doação de pele humana?

Doação – A pele é obtida a partir de doadores que tiveram morte encefálica cujas famílias tenham autorizado a retirada, assim como acontece com a captação de outros órgãos. As doações ficam armazenadas em bancos de tecido.

Como fica a pele após enxerto?

Em alguns casos, a aplicação de enxertos de pele pode levar a complicações, como retração do enxerto, mudança de cor, surgimento de hematoma e infeção, devendo ser tratado de imediato.

Quanto tempo leva a recuperação de enxerto de pele?

Quanto à cicatrização das receptoras, tanto os enxertos de pele total como parcial e laminada necessitam, além de curativo fechado e imobilização por 5 a 7 dias, mais uma semana de proteção com uso de gaze não aderente e dentro de cerca de um ano não receber exposição solar (a fim de se evitar alterações de cor e …

LEIA TAMBÉM:   Quais as funcões de um auditor interno?

Como usar pele de tilápia em feridas?

5Na área de aplicação da pele, é feito um curativo com gaze e atadura. É um curativo oclusivo, que protege a ferida; e também contensivo, mantendo a pele em contato com a lesão; 6 Nos três primeiros dias, o paciente deve evitar movimentar ou flexionar a região da queimadura.

O que fazer com o couro da tilápia?

Ele tem fornecido couro de tilápia para a produção de botas de uma fábrica de calçados em Andradas (Sul de Minas Gerais) e para a produção de bolsas, carteiras e cintos de um fabricante do Braz, em São Paulo. Segundo ele, há fábricas que utilizam essa matéria-prima nas cidades paulistas de Franca, Barretos e Campinas.

https://www.youtube.com/watch?v=qRsTRqDtEj4