Como a legislacao trata casos de discriminacao e preconceito no trabalho?

Como a legislação trata casos de discriminação e preconceito no trabalho?

A Lei 9.029/1995 proíbe genericamente a adoção de qualquer prática discriminatória para efeito de acesso à relação de emprego ou sua manutenção, seja por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil ou idade. “Essa lei pode ser aplicada para caso de discriminação racial.

O que causa a discriminação?

O crime de discriminação ocorre sempre que houver a constituição de organizações ou a divulgação ao público de materiais que incitem a discriminação, o ódio ou a violência contra uma pessoa ou grupo de pessoas por causa da sua raça, cor, origem étnica ou nacional, religião, sexo ou orientação sexual.

O que pode ser feito para acabar com a discriminação?

Continue a leitura e saiba como prevenir esse grave desvio de conduta!

  1. Promova a diversidade dentro da empresa. O primeiro passo para reduzir os casos de discriminação é, justamente, promover um ambiente mais diverso.
  2. Reveja os seus conceitos e se posicione.
  3. Implemente políticas de prevenção.

O que a Constituição Federal fala sobre a discriminação no trabalho?

1º Fica proibida a adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para efeito de acesso a relação de emprego, ou sua manutenção, por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar ou idade, ressalvadas, neste caso, as hipóteses de proteção ao menor previstas no inciso XXXIII do art.

LEIA TAMBÉM:   Quais os disturbios e doencas mais frequentes observados na denticao decidua?

Que tipos de discriminação no emprego existem no Brasil?

Os tipos de discriminação no ambiente de trabalho mais comuns são os preconceitos de raça e de gênero….A discriminação no ambiente de trabalho também pode se refletir nos preconceitos de:

  • nacionalidade;
  • estado civil;
  • religião;
  • classe social.

Quais são as consequências da discriminação?

Uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por exemplo, concluiu que vítimas de discriminação têm um risco quatro vezes maior de desenvolver depressão ou ansiedade e ainda estão propensas a agravos como hipertensão.

O que é discriminação e quais são elas?

A discriminação ocorre quando alguém adota uma atitude preconceituosa (baseada em ideias preconcebidas) em relação a alguém, seja por questões raciais, de gênero, orientação sexual, nacionalidade, religião, situação econômica ou qualquer outro aspecto social.

Como acabar com o preconceito e a discriminação em nossa sociedade?

Leiam juntos livros sobre inclusão social e busque debater o assunto sempre de forma positiva. No ambiente de trabalho, é preciso aceitar e respeitar as diferenças, buscando dar a todos oportunidades iguais para crescerem. Todos nós, como cidadãos, precisamos fazer a nossa parte na luta contra o preconceito.

LEIA TAMBÉM:   Quanto os atletas ganham para participar das Olimpiadas?

O que podemos fazer para reduzir o preconceito e a discriminação no Brasil?

Abaixo, listamos 6 atitudes que podem ser tomadas para ajudar a combater o racismo institucional no setor público

  1. Reconhecer que o racismo é um problema estrutural e, diante disso, adotar uma postura institucional antirracista.
  2. Garantir representatividade de raças e etnias nos espaços coletivos de decisão.