Como a inflacao influencia nas nossas vidas?

Como a inflação influencia nas nossas vidas?

Seu poder de compra é reduzido se o salário não acompanha os índices de alta dos preços, e ele empobrece. Em seguida, essa redução do consumo por conta do empobrecimento das pessoas afeta as empresas, que vendem menos, porque o número de pessoas capazes de consumir diminui.

Como a inflação afeta a vida do trabalhador assalariado?

Quando a inflação é superior ao aumento de salários, por exemplo, há perda de poder de compra da população assalariada. Quando o contrário acontece, com mais dinheiro no bolso, as pessoas demandam mais bens e serviços e sobrecarregam a economia.

Como fazer com que a inflação aumente?

Algumas ações do governo também podem fazer com que a inflação aumente. Quando os gastos são maiores do que os arrecadamentos, por exemplo, pode ser necessário “imprimir” mais dinheiro – ou seja, emitir mais moeda – para pagar as contas. Essa emissão faz com que o volume de dinheiro seja maior que a oferta de produtos e serviços.

LEIA TAMBÉM:   Quem nasce em Cabo Verde o que e?

Por que a inflação é ruim para o país?

Isso significa que investidores e empresários conseguem apostar e investir no país com maior tranquilidade, trazendo mais dinheiro para a economia – e perspectivas para os próximos meses ou anos. A inflação é ruim para a economia de um país quando não é controlada e quando atinge níveis muito altos, situação chamada de hiperinflação.

Quando a inflação é maior do que o arrecadamento?

Existe inflação em ambos os casos. Algumas ações do governo também podem fazer com que a inflação aumente. Quando os gastos são maiores do que os arrecadamentos, por exemplo, pode ser necessário “imprimir” mais dinheiro – ou seja, emitir mais moeda – para pagar as contas.

Qual a meta anual de inflação do Brasil?

O Brasil, inclusive, tem uma meta anual de inflação para dar segurança para a economia. Essa é uma forma de garantir que a economia brasileira continue em crescimento e os preços, controlados. Ter um índice de inflação controlado também garante previsibilidade de longo prazo. Mas como assim?