Como a genetica pode atuar na modificacao de populacões ao longo do tempo?

Como a genética pode atuar na modificação de populações ao longo do tempo?

Os genes levados pelos indivíduos imigrantes passam a ter uma determinada frequência na nova população, e isso altera o equilíbrio gênico da mesma. Por isso, o fluxo gênico é uma força evolutiva, pois a migração de genes pode alterar as características fenotípicas dos indivíduos de uma determinada população.

Quais são as consequências do teorema de Hardy e Weinberg?

Quando uma população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg para um gene, ela não está evoluindo, e a frequência dos alelos continuará a mesma por gerações. São elas: mutação, acasalamentos não aleatórios, fluxo gênico, tamanho finito da população (deriva genética) e seleção natural.

Quais os fatores que alteram as frequências alélicas e genotípicas de uma população e como eles atuam?

A variação das populações é devido a vários fatores, dentre eles estão à mutação. Os demais fatores da variação são a seleção, a introdução de germoplasma, o desvio meiótico e a deriva genética que ocasionam alterações nas frequências alélica e genotípica de populações sujeitas a processos de melhoramento.

LEIA TAMBÉM:   Como se chama quem trabalha com Raio X?

O que é uma população Panmítica Qual a importância de uma população ser Panmítica para a genética de populações?

Uma população assim é conhecida como população panmítica (do grego pan, total, e miscere, mistura). Não deve estar sofrendo a ação da seleção natural, podendo manter com igual chance qualquer gene do seu conjunto, sem que nenhum tenha a tendência de ser eliminado.

Qual o impacto da deriva genética no processo evolutivo dos organismos?

→ Efeitos da deriva genética Um dos efeitos é a redução da variação genética, que, consequentemente, afeta a ação da seleção natural. Além disso, a deriva contribui para a especiação, ou seja, para o surgimento de uma nova espécie.

O que é variabilidade genética Qual sua relação com a evolução?

A variabilidade genética é a diversidade de alelos (formas alternativas de um mesmo gene) presentes nos indivíduos de uma espécie, o que lhes confere diferenças morfológicas e fisiológicas. A variabilidade genética permite que os indivíduos respondam de diferentes maneiras às mudanças que ocorrem no ambiente.

O que é frequência Alélica e genotípica?

✓ Freqüências Gênicas ou Alélicas: ➯ Corresponde a proporção dos diferentes alelos de um gene na população. ✓ Freqüências Genotípicas: ➯ Corresponde as proporções dos diferentes genótipos para o gene considerado.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao para voce os maiores desafios que o pais precisa vencer?

Como é possível calcular frequência dos alelos em uma população e quais as consequências disso?

Por meio da equação de Hardy-Weinberg, podemos determinar a frequência dos alelos em uma população que não esteja evoluindo. A lei do equilíbrio de Hardy-Weinberg é uma importante forma de verificar se a seleção natural ou outros fatores evolutivos estão influenciando uma determinada população.

O que diz o princípio de Hardy-Weinberg?

O princípio de Hardy-Weinberg diz que, caso fatores evolutivos não atuem sobre uma população, as frequências gênicas não se alterarão. Entretanto, esse princípio só se aplica em populações teóricas, uma vez que muitas premissas exigidas não ocorrem na natureza.