Como a familia deve enfrentar a deficiencia do seu filho?

Como a família deve enfrentar a deficiência do seu filho?

Se houver dificuldades para lidar com o nascimento de um filho deficiente, os pais devem procurar o auxílio que julgarem necessário para a adaptação à rotina da deficiência, visando à melhor qualidade dos vínculos familiares.

Qual a importância da família na vida da pessoa com deficiência?

Ela lembra que a família é o primeiro contato social dos alunos: “No seio familiar, ele vai aprender a lidar com as diferenças, principalmente no caso da pessoa com deficiência.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a finalidade de um governo?

Qual o impacto da deficiência física no âmbito familiar?

Várias são as dificuldades enfrentadas pela família, dentre elas a perda do objeto do desejo, a redução da renda e dos contatos sociais e o desequilíbrio emocional, sendo esses os fatores internos e externos que colaboram para aumentar o estresse familiar.

O que pode acontecer nas relações familiares a partir de um diagnóstico de deficiência?

No caso das famílias com um indivíduo deficiente, as fases do desenvolvimento podem sofrer influências do processo de adaptação da família também à deficiência. Além das crises de transição naturais do grupo familiar, a família lida com as peculiaridades da deficiência, suas características e evolução.

Qual a chance de ter um bebê com algum tipo de deficiência?

Uma mãe aos 20 anos de idade, corre o risco de 1 para 1000 chances de ter um bebê com essa síndrome. Quando deixa para ter o filho aos 40, aumenta de 1 para 200, e aos 48 anos, a chance é de 10\%.

Como as famílias podem contribuir para a inclusão social das pessoas com deficiência?

LEIA TAMBÉM:   O que leva as pessoas a migrarem para outros paises?

Com a participação ativa dos familiares, a reabilitação da pessoa com deficiência é efetiva e os resultados esperados em relação à autonomia são alcançados. Fazer parte de grupos de apoio e conviver com outras pessoas com deficiência em eventos, associações e demais situações sociais viabiliza novas experiências.

O que é inclusão familiar?

Isso implica em reconhecer que qualquer cidadão, seja ele membro do Poder Público ou não, tem o dever de denunciar abusos cometidos por familiares ou por terceiros, bem como o dever de contribuir para o crescimento pessoal da criança e do adolescente, tratando-os de forma igualitária e inclusiva.

Como é nos dias de hoje a aceitação do filho com deficiência?

Negação, culpa, tristeza e ansiedade são algumas das reações emocionais relatadas por eles. A não aceitação do filho deficiente pode acontecer logo após seu nascimento ou com a confirmação da deficiência, assim como, mais tardiamente a partir de seu desenvolvimento.

Qual o trabalho possível do psicólogo junto à família da pessoa com deficiência?

Estar a par de informações corretas sobre a deficiência, orientar sobre cuidados e vivências cotidianas, auxiliar no contato dos familiares com instituições de cuidado, comunidade e outros profissionais.

LEIA TAMBÉM:   Quem sao os organismos que compõem o reino Plantae?

Qual a importância do reconhecimento da família no processo de inclusão social e escolar da pessoa com deficiência?

À família, cabe o papel de ensinar valores como: limite, respeito, compromisso com as tarefas e deveres e orientar a criança para reconhecer e respeitar a autoridade da escola. A criança com deficiência mental possui uma condição permanente que precisa de alguns ajustes para melhorar seu crescimento.