Como a falencia pode ser conceituada?

Como a falência pode ser conceituada?

A falência pode ser conceituada de várias formas, ora considerando-se o aspecto econômico, ora se considerando o aspecto jurídico. A falência é, em nosso entender, a solução judicial da situação jurídica do devedor-comerciante que não paga no vencimento obrigação líquida. (RUBENS REQUIÃO);

Quando acontece o processo de falência?

Na terceira fase acontece a liquidação, onde os ativos vendidos pagam as dívidas, finalizando o processo de falência. O processo da falência pode acontecer durante o período que a empresa também passa por Recuperação Judicial, que também é regulada pela Lei da Falência.

Como se caracteriza a falência?

J. C. SAMPAIO DE LACERDA “… a falência se caracteriza como um processo de execução coletiva, decretado judicialmente dos bens do devedor comerciante, ao qual concorrem todos os credores para o fim de arrecadar o patrimônio disponível, verificar os créditos, liquidar o ativo, saldar o passivo, em rateio, observadas as preferências legais.”;

LEIA TAMBÉM:   Qual e a melhor fruta citrica?

Como é regulamentada a falência?

No Brasil, a falência é regulamentada pela Lei nº 11.101 de 9 de fevereiro de 2005, conhecida como “Lei de Falências”. A falência oferece ao devedor, a empresa falida, a oportunidade de finalizar suas atividades causando o menor prejuízo possível a seus credores.

Qual a natureza jurídica da falência?

Assim, possui natureza jurídica sui genere, não havendo prevalência das normas processuais sobre as objetivas, muito menos destas sobre as administrativas. A natureza jurídica da falência não pode estar presa mais, ao processualismo que se encontra na atualidade. Não pode mais ficar restrita a simples liquidação do patrimônio do devedor.

Quais são as finalidades da falência?

FINALIDADES DA FALÊNCIA. As principais finalidades da falência são as seguintes: A realização da par condicio creditorum, ou seja, fazer com que todos os credores fiquem em uma situação igual, de forma a que todos sejam satisfeitos proporcionalmente aos seus créditos;

Por que a falência é um processo de execução coletiva?

A falência é por isso um estado de desequilíbrio entre os valores realizáveis e as prestações exigidas.” MAXIMILIANUS FÜHRER: “ A falência (…) é um processo de execução coletiva, em que todos os bens do falido são arrecadados para uma venda judicial forçada, com a distribuição proporcional do ativo entre os credores ”.

Qual o percurso do processo de falência?

O percurso que esse processo irá correr dependerá se a empresa entrou realmente com um pedido de falência ou não. Ocorre que muitas vezes a empresa encerra suas atividades, mas não entra com o processo de falência perante a Justiça. Se isso ocorrer o trabalhador poderá ajuizar a ação trabalhista normalmente contra o antigo empregador.

Por que uma empresa entra em processo de falência?

Muitas vezes, uma empresa que entra em processo de falência já possui uma grande quantidade de dívidas que não consegue pagar. Para piorar a situação, essas dívidas – muitas vezes – acumulam pagamentos trabalhistas, como salários e benefícios.

Quais são as fases da falência?

A primeira é a fase preliminar ou declaratória; a segunda é a fase de sindicância e a terceira é a de liquidação. A primeira fase vai da petição inicial até a sentença declaratória da falência. Se a falência for requerida pelo próprio devedor, atendidos os pressupostos legais, proferirá o juiz desde logo a sentença.