Como a escassez hidrica pode afetar a economia brasileira?

Como a escassez hídrica pode afetar a economia brasileira?

Impactos na economia brasileira A crise hídrica no Brasil reflete em diversos setores da sociedade, reduzindo a oferta de alimentos, diminuindo a oferta de água para a população, comprometendo o fornecimento de energia elétrica, além de afetar o orçamento das famílias e prejudicar o comércio.

Por que a água se tornou uma mercadoria valiosa no século 21?

De recurso natural infinito, aos poucos a água vai se tornando uma das valiosas mercadorias do século 21. Hoje, ela já é entendida como bem escasso, com demanda crescente para uma oferta cada vez mais reduzida, seja pela sua degradação ou pelo mau uso.

Como a água afeta a economia brasileira?

A crise hídrica vivida no Sudeste brasileiro em 2015 trouxe um retrato de como a água afeta a economia brasileira. Como já destacamos aqui, a Lei nº 9.433/97, a lei das águas, determina que em casos de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais.

LEIA TAMBÉM:   O que afeta a qualidade da agua e como isso pode ser controlado?

Quais as indústrias afetadas pela falta de água?

A indústria alimentícia, têxtil e química são as mais afetadas pela falta de água. No final de 2015, muitas fábricas deram férias coletivas, outras, falavam em demissão. O Sudeste é o maior polo industrial do país.

Qual a importância do consumo de água no Brasil?

O Brasil ainda possui posição privilegiada quanto à quantidade e qualidade da água. Diversos países no mundo têm baixa disponibilidade e travam guerras para obtenção desse bem. Assim, notamos o quão importante é pensar no consumo de água e nos meios de garantir seu uso correto e sua preservação ao longo dos anos.

Qual a importância da falta de água no Brasil?

A falta de água atinge todos os setores da economia e é capaz de gerar impactos significativos no PIB de um país. O Brasil ainda possui posição privilegiada quanto à quantidade e qualidade da água.

https://www.youtube.com/watch?v=1kp4unQn4ug