Como a depreciacao nominal afeta o preco relativo de bens domesticos isto e a taxa real de cambio )?

Como a depreciação nominal afeta o preço relativo de bens domésticos isto é a taxa real de câmbio )?

A depreciação (desvalorização em câmbio fixo) da taxa de câmbio ocorre quando a moeda nacional perde valor frente à moeda estrangeira. Outro efeito da desvalorização cambial é a elevação da inflação doméstica, já que os bens importados tornam-se mais caros. O oposto é válido quando a taxa de câmbio é valorizada.

Quando a taxa de câmbio se deprecia?

A depreciação cambial ocorre quando há um aumento no valor da taxa (preço da moeda estrangeira). É preciso ter em conta que, a longo prazo, em Estados com baixa elasticidade e elevada dependência das importações, a queda das taxas de câmbio (desvalorização da moeda nacional) é geradora de inflação.

Qual a taxa de câmbio flexível?

LEIA TAMBÉM:   Qual o objetivo da Convencao Nacional na Revolucao Francesa?

Taxa de câmbio flexível A taxa de câmbio flexível baseia-se unicamente na lei da oferta e da procura, isto é, as forças de mercado são aquelas que regulam a taxa de câmbio entre duas moedas. No caso de haver excesso de oferta de moeda nacional, o equilíbrio inicial ocorre quando a moeda é desvalorizada, baixando o seu preço.

Quais são os benefícios da taxa de câmbio fixa?

O fato de ter taxas de câmbio fixas permite que os bancos administrem a política monetária , ou seja, não são tentados a adotar medidas para influenciar o mercado. Outro ponto favorável são os benefícios que trazem ao comércio internacional, uma vez que são mais estáveis ​​diante das futuras exportações / importações que serão feitas.

Quais as desvantagens da taxa de câmbio?

Em relação às desvantagens, está a especulação que pode ser dada movendo uma grande quantidade de capital para desestabilizar o mercado. A incerteza na taxa de câmbio também pode afetar o comércio internacional porque apresenta um risco para o investidor.

LEIA TAMBÉM:   Qual a dosagem de magnesio por dia?

Como funciona o regime de câmbios flexíveis?

Em termos práticos, num regime de câmbios flexíveis as flutuações cambiais variam dentro de certos limites na medida em que as autoridades monetárias intervêm comprando e vendendo moeda estrangeira de forma a evitar fortes variações nas taxas de câmbio.