Como a arte se transforma em mercadoria?

Como a arte se transforma em mercadoria?

A arte como mercadoria é parte das relações econômicas e sociais da modernidade capitalista que se constituíram ao individualizar o sujeito produtivo e o sujeito que lucra ao explorar o sujeito que produz, colocando a produção de mercadorias no centro deste sistema.

O que transformou a arte em mercadorias rentáveis?

A indústria cultural surge como consequência do capitalismo e do fetichismo da mercadoria. Ela industrializa (através dos novos meios tecnológicos e da nova lógica de produção) a cultura, transformando-a em mercadoria.

Quando uma cultura se torna mercadoria?

Quando aplicada ao meio cultural, essa lógica pede uma padronização nas obras produzidas, a fim de que atendam ao gosto do maior número possível de pessoas. Desse modo, a cultura se tornou uma mercadoria a serviço daqueles que dominam os meios de produção e, principalmente, de distribuição.

LEIA TAMBÉM:   Como o conhecimento cientifico pode ser construido?

Quem consome a arte?

O Consumidor Cultural descreve uma pessoa que consome avidamente arte, livros, música, e eventos culturais dentro da sociedade.

Como a arte passou a ser tratada no mundo capitalista?

A substituição do mecenato pelas transações de mercado marcou a mudança no processo de remuneração do artista e também do valor monetário da obra de arte, criando uma ampliação do mercado para consumo de tais obras. O artista passou também a ser um mercador e a arte, a forma mais elevada da atividade humana.

Qual é o perigo iminente para a arte?

A Arte Erudita e a Arte Popular seriam apagadas pelo capitalismo. O capitalismo que visa o lucro incessante estaria comprometendo o valor crítico das formas artísticas e acabando com a capacidade crítica do público ao impedir a sua participação intelectual na análise da obra.

O que é arte na indústria cultural?

Termo cunhado em meados do século 20 pelos sociólogos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer, indústria cultural se refere à produção padronizada da cultura, destinada a ser consumida por um público massificado.

LEIA TAMBÉM:   Qual o autor mais prolifico da ficcao cientifica?

O que é uma mercadoria cultural?

The cultural commodity Bens materiais e físicos não são idênticos aos simbólicos. Apesar de dominante, a indústria cultural não pode ser tomada como protótipo de toda análise da cultura. Não se pode reduzir toda a produção cultural da época da economia de mercado a produtos de mercado.

O que é cultura mercadoria?

Cultura Mercadoria? É o que se denomina de cultura de massa. Refere-se a bens ou equipamentos e conteúdos teóricos e ideológicos que estão a disposição de quem pode comprá-lo, por exemplo: filmes, livros, quadros, cds, dvds, etc.