Como a amortizacao pode impactar o patrimônio da empresa?

Como a amortização pode impactar o patrimônio da empresa?

Desse modo, a amortização na contabilidade pode impactar também o valor do patrimônio líquido da empresa. Assim, como a amortização pode diminuir o valor contábil da empresa, isso impacta em seu lucro tributável, ou seja, pode reduzir os impostos que a empresa deve pagar.

Quais ativos podem sofrer amortização contábil?

Há diversos ativos intangíveis que podem sofrer amortização contábil, por exemplo, marcas e patentes, softwares e websites, direitos autorais, etc. A lista dos bens que podem sofrer amortização na contabilidade pode ser consultada no Art. 325 do Decreto nº 3.000, de 26 de março de 1999.

Como é contabilizada a amortização de bens?

Importante: A amortização desses bens deve ser contabilizada mensalmente em conta redutora específica. A amortização contábil pode entrar nos cálculos de custos ou despesas dependendo do uso do bem intangível. Quando o ativo é utilizado diretamente na atividade-fim da empresa, é custo; quando é usado de forma indireta, é uma despesa.

Como a amortização pode reduzir o lucro da empresa?

LEIA TAMBÉM:   Como e escolhido o melhor filme do Oscar?

Assim, como a amortização pode diminuir o valor contábil da empresa, isso impacta em seu lucro tributável, ou seja, pode reduzir os impostos que a empresa deve pagar. Em teoria o cálculo da amortização na contabilidade não é complexo, mas é preciso analisar alguns fatores.

Por que a amortização é comum?

Muito utilizada por quem recebe um dinheiro extra e deseja reduzir os juros que paga nas prestações, a amortização é comum principalmente no financiamento imobiliário. Isso porque o financiamento imobiliário tende a ser longo, com um prazo que se estende por décadas.

Como amortizar o financiamento imobiliário?

Há basicamente duas maneiras de amortizar o financiamento. Nos financiamentos imobiliários, o mais comum é o método SAC. Nele, as parcelas vão diminuindo de valor conforme a dívida é paga. A amortização é constante: todos os meses, você abate o mesmo valor da dívida total.