Como a agua da chuva pode chegar aos rios?

Como a água da chuva pode chegar aos rios?

Quando uma chuva cai, uma parte da água se infiltra através dos espaços que encontra no solo e nas rochas. A água da chuva que não se infiltra, escorre sobre a superfície em direção às áreas mais baixas, indo alimentar diretamente os riachos, rios, mares, oceanos e lagos.

É possível a água de um rio fazer parte da água da chuva como isso ocorre?

O vapor de água sobe para camadas mais altas da atmosfera e condensa-se, formando nuvens, que são pequenas gotículas de água no estado líquido. Quando essas nuvens ficam carregadas, ocorre a precipitação (chuva), que pode ocorrer na forma líquida ou nas formas de granizo e neve.

LEIA TAMBÉM:   Quem distribui a Colorado?

Qual seria o destino da água da chuva não utilizada pelas plantas no ciclo da água?

A água que cai da chuva infiltra e percola (passagem lenta de um líquido através de um meio) no solo ou nas rochas, podendo formar aquíferos, ressurgir na superfície na forma de nascentes, fontes, pântanos, ou alimentar rios e lagos.

Por que a água de um lençol freático e limpa?

Normalmente, os lençóis freáticos são constituídos por águas bastante limpas, visto que elas passam por um processo de “filtragem” à medida que adentram os poros e as fissuras do solo.

Quando a temperatura da água de rios mares e oceanos diminui ocorre o fenômeno da?

Nas camadas altas da atmosfera, a temperatura diminui, o vapor da água esfria, ocorrendo a condensação, ou seja, a transformação do vapor de água para o estado líquido.

Em qual situação do ciclo da água ocorre a formação de neve e granizo?

Com muita água condensada na atmosfera, se inicia o processo de Precipitação, onde as gotículas suspensas no ar se tornam pesadas e caem no solo na forma de chuva. Em regiões muito frias a água condensada passa do estado gasoso para o líquido e rapidamente para o estado sólido, formando a neve ou o granizo.

LEIA TAMBÉM:   Como saber qual material fica carregado positivamente ou negativamente?

Quais são os ciclos Hidrologicos?

Os principais componentes do ciclo hidrológico são a evaporação, a precipitação, a transpiração das plantas e a percolação, infiltração e a drenagem. Anualmente, aproximadamente 47 mil km3 retornam aos oceanos, a partir dos rios, represas, lagos e águas subterrâneas.