Ate quando a empregada pode fazer o requerimento para ampliacao de sua licenca maternidade?

Até quando a empregada pode fazer o requerimento para ampliação de sua licença maternidade?

A empregada da pessoa jurídica que aderir ao Programa poderá requerer a prorrogação do salário-maternidade até o final do 1º (primeiro) mês após o parto.

Foi aprovada a licença maternidade para 180 dias?

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou o Projeto de Lei (PLS) 72/2017 que amplia o prazo da licença-maternidade de 120 para 180 dias. A prática já é adotada em empresas públicas e particulares, e agora, está mais próxima de se tornar uma realidade para todas as mulheres.

Como solicitar a prorrogação da licença maternidade?

Para solicitar a prorrogação do salário-maternidade, a beneficiária deve entrar em contato com a Central de Atendimento da Previdência Social através do número 135. Ao entrar em contato com a Central de Atendimento deve-se escolher a seguinte opção: “Solicitar prorrogação de Salário-Maternidade.”

LEIA TAMBÉM:   Qual o tempo normal de uma partida de futebol?

Como conseguir estender a licença maternidade?

A solicitação para estender o seu salário-maternidade em caso de internação, deve ser feita através da central do INSS 135, na opção Solicitar prorrogação de salário-maternidade. Com exceção da mãe empregada, que deve fazer a solicitação diretamente ao seu empregador.

Foi aprovada a lei de 6 meses de licença maternidade?

A Comissão de de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que amplia de quatro para seis meses o período de licença-maternidade da mulher que trabalha em embarcações da marinha mercante e plataformas, de navegação fluvial e lacustre, de tráfego nos portos ou de pesca.

Quantos meses de licença maternidade 2022?

O Auxílio Maternidade do INSS é concedido por até 120 dias, podendo iniciar 28 dias antes do nascimento. Para as mães que sofreram aborto espontâneo, a duração do benefício é de, apenas, 14 dias. O benefício também é pago para as mães que passam pelo processo de adoção ou guarda judicial de criança com até doze anos.

Quanto tempo é o salário-maternidade?

120 dias
Como dito no item anterior, a licença maternidade na CLT corresponde a 120 dias. No entanto, há empresas que possibilitam que suas funcionárias se ausentem por um período mais longo, de 180 dias – nesses casos, as companhias devem participar do Programa Empresa Cidadã.

Como aumentar o tempo de licença maternidade?

Alteração no prazo da licença maternidade Sob a alteração da consolidação das leis do trabalho (CLT), o INSS informou que poderá ampliar o tempo de licença maternidade por meio de seu salário. Agora as mulheres poderão se ausentar por até 240 dias, sendo o tempo anterior de 120 dias.

Qual o prazo para permanecer em licença-maternidade?

A Constituição assegura a todas as mulheres trabalhadoras o direito de permanecer em licença-maternidade por 120 dias para cuidar dos bebês, preservando o salário. A lei estendeu esse período para 180 dias para empresas que voluntariamente optaram por dar mais prazo.

Como realizar o cálculo da licença maternidade?

Para realizar o cálculo é levado em consideração a categoria exercida pela profissional em seu último cargo. Mulheres que estão empregadas podem dar entrada na solicitação de licença maternidade na empresa onde trabalham 28 dias antes da data prevista para o parto, apresentando um atestado médico .

LEIA TAMBÉM:   O que pode se usar como lubrificante?

Quem pode solicitar o auxílio maternidade?

Mulheres empregada pelo regime CLT. As mulheres desempregadas também podem solicitar o auxílio ou salário maternidade, como é popularmente conhecido. Os cálculos para definir o valor do benefício são feitos pelo INSS no ato da solicitação.

Como o pai tem direito a licença paternidade?

Atualmente os pais empregados tem direito a licença paternidade, comprovado o nascimento do filho, o pai tem direito a 5 dias consecutivos de licença podendo chegar a até 20 dias corridos. Esse projeto já foi aprovado em abril de 2018 pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado e agora está em análise no Congresso.