Qual a principal atividade econômica do Estado do Amazonas?

Qual a principal atividade econômica do Estado do Amazonas?

A economia do Amazonas tem como principal representante o setor primário. Diante disso, as principais atividades econômicas praticadas no Estado são: extração vegetal, mineral e animal, denominados respectivamente de extrativismo.

Por que muitas pessoas foram trabalhar nos seringais na Amazônia?

A desterritorialização de tantas pessoas foi motivada, principalmente, pelas condições de miséria, conflitos no campo, secas e pelo sonho de ficarem ricos e poder voltar à sua terra para viverem em condições mais digna.

Em que ano a economia da Amazônia começou a se dinamizar?

a partir de 1870
A economia amazônica começou a se dinamizar a partir de 1870, nos últimos anos do Império, com o ciclo da borracha. O látex, extraído das seringueiras, se tornou um insumo importante na indústria mundial.

Quais os tipos de economia desenvolvidas no Estado do Amazonas?

A economia amazonense é diversificada, composta por polos agropecuários, indústrias (alimentos, bebidas, construção civil, eletroeletrônicos, duas rodas, naval, mecânica, siderúrgica, petroquímica, plástica e termoplástica), bem como o setor terciário (comércio, comunicação, transportes, turismo, ecoturismo na Amazônia …

LEIA TAMBÉM:   Qual perfil de cliente nao pode solicitar emprestimo consignado?

Quem eram os sujeitos que foram trabalhar nos seringais?

Os seringueiros eram recrutados nas cidades de Manaus, Tefé ou São Paulo de Olivença, e nas aldeias vizinhas, e conduzidos para realizar o trabalho nos seringais no período da safara dos produtos. Nos seringais eles construíam acampamentos, as colocações20, para servir de abrigo e armazenar a produção.

O que foi criado para melhorar a economia do Estado do Amazonas?

Um desses projetos foi instalado em Manaus, em 1967, reformulando a Zona Franca de Manaus e criando a Suframa (Superintendência de Desenvolvimento da Zona Franca de Manaus), que recebeu uma área de abrangência de 11.000 km², nas margens dos rios Negro e Amazonas, favorecendo a industrialização.

Qual foi o efeito negativo do aproveitamento econômico da Amazônia?

Além desses desmatamentos, ressalta-se a expansão das culturas de juta nas várzeas de alguns rios da região e também a ocupação das várzeas do rio Guamá, no Estado do Pará, para a produção de alimentos, aumentando as áreas desmatadas.