Qual a principal atividade econômica do Estado do Amazonas?

Qual a principal atividade econômica do Estado do Amazonas?

A economia do Amazonas tem como principal representante o setor primário. Diante disso, as principais atividades econômicas praticadas no Estado são: extração vegetal, mineral e animal, denominados respectivamente de extrativismo.

Por que muitas pessoas foram trabalhar nos seringais na Amazônia?

A desterritorialização de tantas pessoas foi motivada, principalmente, pelas condições de miséria, conflitos no campo, secas e pelo sonho de ficarem ricos e poder voltar à sua terra para viverem em condições mais digna.

Em que ano a economia da Amazônia começou a se dinamizar?

a partir de 1870
A economia amazônica começou a se dinamizar a partir de 1870, nos últimos anos do Império, com o ciclo da borracha. O látex, extraído das seringueiras, se tornou um insumo importante na indústria mundial.

Quais os tipos de economia desenvolvidas no Estado do Amazonas?

A economia amazonense é diversificada, composta por polos agropecuários, indústrias (alimentos, bebidas, construção civil, eletroeletrônicos, duas rodas, naval, mecânica, siderúrgica, petroquímica, plástica e termoplástica), bem como o setor terciário (comércio, comunicação, transportes, turismo, ecoturismo na Amazônia …

LEIA TAMBÉM:   Como vender imovel com corretor?

Quem eram os sujeitos que foram trabalhar nos seringais?

Os seringueiros eram recrutados nas cidades de Manaus, Tefé ou São Paulo de Olivença, e nas aldeias vizinhas, e conduzidos para realizar o trabalho nos seringais no período da safara dos produtos. Nos seringais eles construíam acampamentos, as colocações20, para servir de abrigo e armazenar a produção.

O que foi criado para melhorar a economia do Estado do Amazonas?

Um desses projetos foi instalado em Manaus, em 1967, reformulando a Zona Franca de Manaus e criando a Suframa (Superintendência de Desenvolvimento da Zona Franca de Manaus), que recebeu uma área de abrangência de 11.000 km², nas margens dos rios Negro e Amazonas, favorecendo a industrialização.

Qual foi o efeito negativo do aproveitamento econômico da Amazônia?

Além desses desmatamentos, ressalta-se a expansão das culturas de juta nas várzeas de alguns rios da região e também a ocupação das várzeas do rio Guamá, no Estado do Pará, para a produção de alimentos, aumentando as áreas desmatadas.