Índice
- 1 Como citar os PCNs do ensino médio?
- 2 Como estão organizados os Parâmetros Curriculares Nacionais?
- 3 Quem defende os PCN para o Ensino Médio?
- 4 O que significa PCNs na educação?
- 5 Quando foram publicados os Parâmetros Curriculares Nacionais?
- 6 Qual a contribuição mais significativa dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da arte?
Como citar os PCNs do ensino médio?
Utilizamos como referência bibliográfica os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio [PCNS] (2000), A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional [LDBEN] (2000) e alguns autores como Domingues, Toschi e Oliveira (2000), Mitrulis (2002), Kuenzer (2000), Franco e Novaes (2001), Krawczyk (2007) e Wermelinger.
Como estão organizados os Parâmetros Curriculares Nacionais?
Os PCN são um guia curricular organizado por disciplinas e por ciclos. O ensino fundamental é dividido em quatro ciclos, cada um composto por dois anos letivos. Essas disciplinas são consideradas fundamentais para que os alunos possa adquirir o conhecimento relevante e socialmente necessário.
O que diz o PCN de artes?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de arte têm como objetivo orientar a prática pedagógica para alcançar uma educação de excelência. As aulas de arte precisam desenvolver no aluno a sensibilidade, percepção, imaginação, pensamento crítico e dimensão social das manifestações artísticas.
Qual o ano do PCN Ensino Médio?
Este trabalho tem por objetivo discutir os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN-EM 1999), relacionando com a nova proposta curricular elaborada dois anos depois (PCN+ 2002), tendo em vista a formação de professores e a elaboração do currículo na escola, por meio de seu projeto político pedagógico.
Quem defende os PCN para o Ensino Médio?
Além disso, os PCN orientam os professores, buscando novas abordagens e metodologias. Coube ao Ministério da Educação promover um projeto de reforma do Ensino Médio, priorizando as ações na área da educação, com base em uma política de desenvolvimento social.
O que significa PCNs na educação?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são diretrizes separadas por disciplinas elaboradas pelo governo federal e não obrigatórias por lei.
Qual a função dos PCNs com relação à Educação Física?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da Educação Física oportunizam ao aluno, através da Cultura de Movimento Humano, a incorporação de conhecimentos, valores e habilidades, expressos principalmente nas manifestações do esporte, do jogo, da ginástica, da luta e da dança.
Quais são os Parâmetros Curriculares Nacionais?
Os PCN estão divididos a fim de facilitar o trabalho da instituição, principalmente na elaboração do seu Projeto Político Pedagógico. São seis volumes que apresentam as áreas do conhecimento, como: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, história, geografia, arte e educação física.
Quando foram publicados os Parâmetros Curriculares Nacionais?
O Ministério da Educação e do Desporto (MEC) publicou em 1997 e 1998, respectivamente, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de 1ª a 4ª séries (BRASIL. MEC, 1997a) e de 5ª a 8ª séries (BRASIL. MEC, 1998), depois de ter divulgado Versão Preliminar do documento em 1995 (BRASIL.
Qual a contribuição mais significativa dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da arte?
Uma função igualmente importante que o ensino da arte tem a cumprir diz respeito à dimensão social das manifestações artísticas. A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade.
Como os PCNs abordam os conteúdos de arte no Ensino Fundamental?
Ao longo do Ensino Fundamental, os alunos devem expandir seu repertório e ampliar sua autonomia nas práticas artísticas, por meio da reflexão sensível, imaginativa e crítica sobre os conteúdos artísticos e seus elementos constitutivos e também sobre as experiências de pesquisa, invenção e criação.