O que e a diferenciacao pedagogica?

O que é a diferenciação pedagógica?

A diferenciação pedagógica é uma abordagem ao ensino em sala de aula que tem sido apontada como relevante na promoção da participação e sucesso de todos os alunos. É, por essa razão, muitas vezes descrita como uma componente essencial das práticas inclusivas. Palavras-chave: Diferenciação Pedagógica. Diversidade.

Quais os tipos de adaptações curriculares?

Tipos de Adaptação curricular

  • Adaptação dos conteúdos.
  • Adaptação do Método de Ensino e da Organização Didática.
  • Modificação da Complexidade das Atividades.

O que são adequações curriculares?

Adaptações Curriculares São modificações do planejamento, objetivos, atividades e formas de avaliação, no currículo como um todo ou em aspectos dele, de forma a acomodar TODOS os alunos.

O que são adaptações curriculares significativas?

As adaptações significativas na temporalidade referem-se ao ajuste temporal possível para que o aluno adquira conhecimentos e habilidades nas quais estão ao seu alcance, mas que dependem do ritmo próprio ou do desenvolvimento de um repertório anterior que seja indispensável para novas aprendizagens.

LEIA TAMBÉM:   Quanto custa um empregado domestico?

O que é a diferenciação curricular?

A diferenciação curricular é um conceito que representa, essencialmente, mudanças na metodologia e na avaliação, pressupondo que os alunos têm um mesmo percurso nas suas opções, mas que uns precisam de seguir caminhos diferentes para que todos possam atingir o sucesso educativo.

Como fazer diferenciação pedagógica?

Diferenciação Pedagógica: Estratégias de Ensino e Aprendizagem

  1. Objetivos claros, de forma a reconhecer a diversidade dos alunos;
  2. Métodos e materiais flexíveis e variados, de modo a motivar os alunos para a aprendizagem, mas também para facilitar a compreensão dos conteúdos e para promover a sua participação ativa;

Quem tem direito a adequação curricular?

Mas o que são, afinal, as adaptações curriculares? Na maioria das escolas, essa expressão diz respeito à redução do conteúdo para alguns estudantes sob a alegação de que estes não têm condições de acessar o currículo comum como os demais. A perspectiva inclusiva indica o direito de acessar o mesmo currículo.

O que é adequação pedagógica?

As adequações pedagógicas, pautadas nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, que trata do processo de concepção de um ambiente de aprendizagem universal, com a elaboração de uma adequação curricular, visa o desenvolvimento da diversidade de sujeitos presentes no “chão da escola”.

LEIA TAMBÉM:   Como saber o valor do seguro do seu carro?

O que se entende por adaptações relativas ao currículo de classe?

Adaptações relativas ao currículo da classe, que se referem, principalmente, à programação das atividades elaboradas para sala de aula. Adaptações individualizadas do currículo, que focalizam a atuação do professor na avaliação e no atendimento a cada aluno. (GLAT; OLIVEIRA apud MEC, 1998, s/p).

Diferenciação Pedagógica: Estratégias de Ensino e Aprendizagem. Formas de monitorizar os progressos dos alunos, através da recolha de informações sobre o seu desempenho, ou seja, através de uma avaliação abrangente, articulada e reguladora das aprendizagens.

Porque a diferenciação pedagógica é importante nas escolas?

A diferenciação pedagógica é descrita muitas vezes como uma componente essencial das práticas inclusivas (AINSCOW; BOOTH, 2002), pois procura assegurar que todos os alunos, independentemente das suas diferenças, conseguem ter sucesso na aprendizagem (FEYFANT, 2016; UNESCO, 2017).

O que é aprendizagem para Ausubel?

A teoria da aprendizagem de Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz.

LEIA TAMBÉM:   E normal o nariz ficar vermelho?

Qual é para Vygotsky o elemento chave do desenvolvimento e da aprendizagem?

Papel do professor na aprendizagem. Estudioso do processo de aprendizagem, Vygotsky defende que ela é resultante da atividade de cada pessoa e da reflexão que ela consegue fazer a partir daquilo. Ou seja, cada aluno é um agente ativo nesse processo.

Qual é o estudo da pedagogia?

A Pedagogia é a ciência que tem a educação como objeto de estudo, diz Libâneo (2001). A sociologia, a psicologia, a economia, entre outras, também podem e tem se ocupado com os problemas educativos, abordando-os segundo o referencial teórico construídos por estas ciências.

Quais são os três tipos de aprendizagem baseado na teoria de Ausubel?

Por teorias de aprendizagem podemos observar três modalidades gerais: cognitiva, afetiva e psicomotora. A primeira, cognitiva, pode ser entendida como aquela resultante do armazenamento organizado na mente do ser que aprende.

Qual a relação entre desenvolvimento e aprendizagem para Vygotsky?

Vygotsky fala que o desenvolvimento ocorre a partir das relações sociais, e através disso a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento e ambos são indissociáveis, ou seja, quanto mais aprendizagem mais desenvolvimento.