Qual e o objetivo do Governo quando aumentou a taxa de juros para 6 25 AA?

Qual é o objetivo do Governo quando aumentou a taxa de juros para 6 25 AA?

O objetivo da alta desta quarta-feira é tentar limitar a inflação ao máximo possível, dentro da meta estabelecida pelo Banco Central para 2021, com um teto de 5,25\%.

Como a taxa de juros controla a inflação?

Por exemplo, uma taxa de juros baixa favorece o acesso ao crédito e estimula o consumo. Já uma taxa de juros elevada restringe o acesso ao crédito, reduz o consumo e diminui a demanda. Sendo assim, o aumento pode servir para reduzir a atividade econômica e, consequentemente, para conter o avanço da inflação.

Qual a taxa básica de juros hoje?

Publicado em 08/12/2021 – 18:51 Por Agência Brasil – Brasília. Com o aumento da inflação, o Banco Central fez mais um ajuste nos juros básicos para tentar segurar a alta dos preços. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou hoje (8) a taxa básica de juros, a Selic, de 7,75\% para 9,25\% ao ano.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os outros fatores alem da legislacao que sao capazes de influenciar a decisao de um juiz?

Como definir uma taxa de juros?

Ao definir uma taxa de juros, o objetivo é impactar diversos aspectos da economia, que por sua vez irão impactar a inflação diretamente. Estes são os chamados meios de transmissão da política monetária.

Qual a taxa de juros do governo para tomar dinheiro emprestado?

A taxa de juros que o governo paga para tomar dinheiro emprestado deve ser portanto a mais baixa da economia, que no caso do Brasil é justamente a taxa Selic (as LFTs são títulos públicos pós fixados e indexados à Selic).

Será que o Banco Central vai aumentar a taxa de juros?

Muito se escuta que o Banco Central vai aumentar a taxa de juros porque a inflação está subindo, ou que os juros vão cair porque a economia não está crescendo, mas você sabe qual é a relação entre essas variáveis e porque isso acontece? Vamos ver alguns fatos recentes:

Por que os juros são benéficos para os investidores?

Os juros altos são benéficos para os investidores. Quem compra um título do governo, por exemplo, recebe mais se a taxa de juros estiver subindo.