Quem trabalha registrado pode abrir uma empresa?

Quem trabalha registrado pode abrir uma empresa?

Uma dúvida muito comum que surge neste momento é: mesmo possuindo carteira de trabalho assinada, o profissional pode abrir seu próprio negócio? Como regra geral, não existe lei que proíba ou impeça um empregado com registro em carteira assinada de possuir uma empresa.

Como ser PJ e CLT ao mesmo tempo?

Posso ser PJ e CLT ao mesmo tempo? Não existe nada na legislação que proíba o trabalhador formal de se tornar uma Pessoa Jurídica e nem o contrário. A única especificação proibitiva ocorre nos casos onde o PJ é sócio ou administrador de outras empresas.

Posso abrir a sua própria empresa?

Dessa maneira, os funcionários públicos não podem abrir a sua própria empresa, tampouco participar de qualquer outra sociedade na condição de Administrador. Se for apenas como investidor ou quotista, é permitido.

LEIA TAMBÉM:   Quais as dificuldades enfrentadas na inclusao?

Como o sócio de uma empresa pode ser empregado?

SÓCIO DE EMPRESA TAMBÉM PODE SER EMPREGADO Fonte: TRT/MG – 30/03/2012 – Adaptado pelo Guia Trabalhista O sócio de uma empresa, ainda que na condição de administrador, também pode ser empregado da mesma pessoa jurídica. Basta que os requisitos necessários para a caracterização da relação de emprego estejam presentes.

Por que abrir a própria empresa é ilegal?

Em algumas empresas, por causa, principalmente, de segredos comerciais e/ou industriais, concorrência com o próprio empregador, pode ser que o empregado pode se ver impedido, de acordo com o contrato, de participar de outras sociedades. Portanto, abrir a própria empresa será considerado ilegal.

Qual a exceção para preservar os serviços da empregadora?

A CLT abre uma exceção para preservar os serviços da empregadora. Nesses casos, se você abrir outra empresa no mesmo ramo em que a sua empresa atual trabalha, é possível que aconteça uma rescisão de contrato e demissão por justa causa.