Quem tem epilepsia tem problema mental?

Quem tem epilepsia tem problema mental?

Estima-se que a presença de transtornos mentais em pacientes portadores de epilepsia esteja entre as taxas de 30\% a 70\% dos casos.

O que caracteriza a epilepsia?

O que é epilepsia? A epilepsia é uma condição médica em que por um determinado período de tempo, há um mau funcionamento do cérebro, causado pela emissão de sinais, descargas ou impulsos elétricos incorretos emitidos pelos neurônios, que são as células que fazem parte do cérebro.

O que causa a epilepsia na fase adulta?

A epilepsia pode ser causada pela malformações congênitas do cérebro, malformações vasculares, infecções no sistema nervoso central, tumores, traumatismos cranianos, comprometimento da oxigenação do cérebro no momento do parto e doenças cerebrovasculares.

O que acontece no cérebro de uma pessoa com epilepsia?

A epilepsia é uma alteração do funcionamento do cérebro, que se manifesta pelas crises epilépticas. Essas crises consistem em uma descarga anormal das células cerebrais – os neurônios, fazendo o cérebro emitir sinais inadequados.

LEIA TAMBÉM:   Como pedir NIF nao residente?

Quais são as sequelas de epilepsia?

Segundo o Dr. Galvão, uma crise epilética raramente deixa sequelas, mas pacientes com crises persistentes (estado de mal epilético) podem sofrer lesões cerebrais definitivas se não forem controlados. A maior parte das crises epiléticas têm o seu início na infância e na adolescência.

Quem tem epilepsia têm depressão?

Autores concordam que entre 15\% e 60\% dos indivíduos que sofrem de epilepsia padecem também de depressão, uma incidência cerca de 17 vezes maior que na população geral e 5 a 7 vezes maior que entre aqueles que sofrem outras doenças crônicas, inclusive neurológicas.

Como a pessoa adquire epilepsia?

A causa pode ser uma lesão no cérebro, decorrente de uma forte pancada na cabeça, uma infecção (meningite, por exemplo), neurocisticercose (“ovos de solitária” no cérebro), abuso de bebidas alcoólicas, de drogas etc.

O que provoca um ataque epilético?

O que é a epilepsia Os milhões de neurónios existentes no cérebro comunicam por impulsos elétricos e estas “crises epiléticas devem-se a uma descarga elétrica anormal numa determinada zona cerebral, que se pode depois espalhar ao resto do cérebro”, explica a neurologista Socorro Piñeiro, da Clínica de Stº António.

LEIA TAMBÉM:   Qual o salario de um senador?

Quais os danos causados pela epilepsia?

Pode haver perda de consciência; Tônico‐clônica – todo o corpo convulsiona e há perda de consciência. Popularmente chamada de crise convulsiva ou convulsão, é a mais fácil de se reconhecer e também a mais grave porque pode haver queda e ferimentos; Mioclônica – músculos isolados podem apresentar espasmos.

Pode morrer com epilepsia?

Ter mais de três episódios convulsivos durante um ano já eleva o risco de morte súbita em mais de 50\%. “Nos momentos seguintes ao quadro, regiões neurais que regulam a respiração não funcionam direito e a falta de oxigênio leva ao óbito”, completa o expert.