Quem tem direito ao silencio?

Quem tem direito ao silêncio?

“O direito ao silêncio é, na verdade, o direito de não se autoincriminar, que é garantido pela Constituição a todas as pessoas, independentemente da qualidade de investigado ou testemunha”, conta. O advogado André Fini vai no mesmo sentido.

Qual o direito de um acusado?

Em síntese, o acusado tem o direito de ser ouvido no curso de um procedimento regularmente disciplinado para tanto (devido processo legal), oportunizando-se a apresentação de defesa pessoal e técnica e a possibilidade de influenciar a decisão judicial (ampla defesa e contraditório), sem que seja violada a sua condição …

Tem o direito de se manter calado?

De maneira resumida, o direito ao silêncio nada mais é que a resguarda da pessoa de não participar, de qualquer modo, em uma acusação estatal contra si mesmo. Inclusive, o “ficar calado” é um direito constitucional, isto é, previsto na Constituição de 1988.

Quando a testemunha tem direito ao silêncio?

Direito ao silêncio não se aplica a depoente na qualidade de testemunha contra quem não há investigação. Não pode a testemunha se calar perante a autoridade policial, sem justificativa cabível, sob pena de incidir no crime de falso testemunho descrito no art. 342 do Código Penal (CP). 342, CP)”.

LEIA TAMBÉM:   Quem comprou a TV Excelsior?

Tem direito de estar pessoalmente presente nos atos processuais além do interrogatório como exercício da sua autodefesa?

defender-se pessoalmente ou de ser assistido por um defensor de sua escolha e de comunicar-se, livremente e em particular, com seu defensor. Tal direito também está contemplado no Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos (art.

Como se inicia a ação penal privada?

Origem e complemento: Na ação penal pública sempre se inicia o processo através do oferecimento de uma denúncia. Já não ação penal privada, o processo dar-se-á início com a queixa-crime elaborada pelo advogado contratado pelo querelante.