Quem recebeu indevidamente o auxilio emergencial vai ter que devolver?

Quem recebeu indevidamente o auxílio emergencial vai ter que devolver?

Publicado em 20/12/2021 – 21:26 Por Daniel Ito – Repórter da Rádio Nacional – Brasília. As pessoas que receberam o Auxílio Emergencial de forma indevida vão poder devolver o dinheiro voluntariamente aos cofres públicos.

Qual o prazo de devolução do auxílio emergencial?

30 dias
Auxílio Emergencial: Site para devolução volta a funcionar; veja como fazer. Após quase 30 dias fora do ar, site para devolução do auxílio emergencial pode ser acessado. Veja quem precisa devolver. Após ficar quase 30 dias inacessível, voltou a funcionar o site para fazer a devolução do Auxílio Emergencial.

Como saber se vou devolver o auxílio emergencial?

Acessar o site criado especificamente para devolução do auxílio emergencial, o “gov.br/devolucaoae“; Informar o CPF cadastrado no pedido do auxílio emergencial; Selecionar a caixa “não sou um robô”; Clicar em emitir Guia de Recolhimento da União (GRU);

LEIA TAMBÉM:   O que e jovem voluntario?

Qual o status da Declaração de imposto de renda do contribuinte?

Assim que a Receita Federal recebe a declaração de imposto de renda do contribuinte, o status da mensa na consulta é apresentado como “Sua declaração está na base de dados da Receita Federal” como mostrado na figura abaixo:

Qual o estado da declaração do contribuinte?

A Receita informa na sua página de consulta da situação da declaração o estado atual do processamento. São cinco estados principais: O primeiro deles é Em Processamento. Este estado significa que a declaração do contribuinte foi recebida corretamente pela Receita mas ainda não teve a análise completada.

Qual o andamento da Declaração da Receita Federal?

Assim que o contribuinte entrega a sua Declaração, o primeiro andamento que aparece no sistema da Receita Federal é que “Sua Declaração está na base de dados da RFB”. Isso significa que a sua DIRPF foi efetivamente transmitida e que, como o próprio nome do status já diz, a mesma está no banco de dados da Receita para análise e processamento.

LEIA TAMBÉM:   Quanto ganha uma modelo Senior?

Será que a declaração já foi processada?

Caso o contribuinte tenha entregue a declaração e tenha sido apurado imposto a pagar, assim que a Receita Federal verificar que não existem pendências na Declaração, aparecerá a seguinte informação: “Sua Declaração já foi processada” e que o “Resultado encontrado: imposto a pagar”.