Quem recebe pensao alimenticia tem que declarar imposto de renda?

Quem recebe pensão alimentícia tem que declarar imposto de renda?

Sim, declarar o recebimento ou o pagamento da pensão alimentícia é necessário e, para isso, é fundamental saber como preencher corretamente a documentação nos dois casos. Qualquer valor monetário recebido pelo contribuinte deve ser declarado no seu IR.

Como declarar 13o salário recebido de pensão alimentícia?

Desta forma, o valor da pensão alimentícia incidente sobre o 13º salário constitui dedução apenas para o cálculo da tributação exclusiva na fonte do 13 º salário. Sendo assim, na ficha “Pagamentos Efetuados”, informe esse valor no campo “Parcela não dedutível”.

Como declarar 13o de pensão alimentícia recebida 2019?

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo dura a gordura injetada no Gluteo?

A pessoa que paga a pensão alimentícia precisa informar os valores na ficha “Pagamentos efetuados” da declaração dela, além de incluir os dados das pessoas que recebem a pensão (você e/ou os filhos) na ficha de “Alimentandos”.

Como declarar recebimento de pensão alimentícia 2020?

Se o valor recebido de pensão alimentícia é menor ou igual a R$ 1.903,98 por mês, não há necessidade de preencher o carnê-leão. Bastar informar os valores recebidos diretamente na declaração de Imposto de Renda. A pensão deve ser informada na ficha de “rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física / exterior”.

Qual é a tributação do 13º salário recebido a título de pensão e de proventos de aposentadoria reserva remunerada ou reforma por contribuinte maior de 65 anos?

A quantia deve ser declarada na ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, código 10, referente a “Parcela isenta de proventos de aposentadoria, reserva remunerada, reforma e pensão de declarante com 65 anos ou mais”. Você vai notar que há um campo específico para o 13º salário isento.

LEIA TAMBÉM:   Como e trabalhar na Pacaembu Auto Pecas?

Como declarar o recebimento ou pagamento da pensão alimentícia?

Sim, declarar o recebimento ou o pagamento da pensão alimentícia é necessário e, para isso, é fundamental saber como preencher corretamente a documentação nos dois casos. Qualquer valor monetário recebido pelo contribuinte deve ser declarado no seu IR.

Onde lançar pensão alimentícia no imposto de renda?

Onde lançar pensão alimentícia recebida no imposto de renda? No caso de quem recebe a pensão alimentícia, é obrigatório que informe o valor na declaração de ajuste anual. De acordo com o documento “ Perguntas e Respostas ” disponibilizado pela Receita:

Como declarar a pensão alimentícia e rendimento tributável?

Pensão alimentícia é gasto dedutível para quem paga e rendimento tributável para quem recebe. Veja como declarar as duas situações no imposto de renda 2021 A pensão alimentícia só deve ser informada na declaração de IR quando definida por decisão judicial ou extrajudicial (escritura pública).

Como declarar a pensão alimentícia?

Para declarar desta forma, o primeiro passo é a inscrição dos dados pessoais. Basta ir até a ficha Dependentes e preencher com nome, número do CPF (obrigatório para qualquer idade) e data de nascimento dos filhos. O recebimento da pensão alimentícia deve ser informado, mês a mês, na ficha Rendimentos Tributáveis de PF/Exterior.