Quem foram efialtes e Pericles?

Quem foram efialtes e Péricles?

Péricles ingressou na vida política como auxiliar de Efialtes, chefe dos democratas em Atenas. Com a morte deste, assassinado em 462 a. C., Péricles conquistou a maioria dos votos do Bulé, ou conselho de 500 membros, encarregados de eleger os dez “estrategos” ou generais, para chefiar a cidade grega.

Qual a visão de Péricles sobre os atenienses?

Ele não defendia a participação política só para os mais ricos, como era muito comum entre os governantes da época. Porém, vale lembrar que a democracia ateniense tinha seus limites, pois só podiam participar da Assembleia (Eclésia) os cidadãos (homens livres, nascidos em Atenas e com mais de 18 anos).

Qual a visão de Péricles sobre os atenienses como eles se viam em relação às outras cidades?

O objetivo político de Péricles era fazer de Atenas uma democracia ideal, em que houvesse equilíbrio entre os interesses do Estado e dos cidadãos. Também pretendia que Atenas exercesse liderança sobre toda a Grécia.

LEIA TAMBÉM:   O que e o plano mestre de producao e como e utilizado na industria?

Qual era o nome do famoso estadista ateniense?

Péricles
Busto de Péricles com a inscrição “Péricles, filho de Xantipo, Ateniense”. Cópia romana em mármore de um original grego, c. 430 a.C. (Museus Vaticanos, Roma).
Nascimento ca. 495 a.C. Atenas
Morte 429 a.C. (66 anos) Atenas
Ocupação Político e militar

Quem foi o criador da democracia em Atenas?

Clístenes
foi criado na cidade de Atenas um novo sistema político – a democracia – que representava uma alternativa à tirania. Este processo teve início quando o cidadão ateniense Clístenes propôs algumas reformas que concediam a cada cidadão um voto nas assembleias regulares relativas a assuntos públicos.

Quem foi o criador da democracia em Atenas a quem ela beneficiava?

De tal maneira, por volta de 510 a.C. a democracia surge em Atenas através da vitória do político aristocrata grego Clístenes. Considerado o “Pai da Democracia”, ele liderou uma revolta popular contra o último tirano grego, Hípias, que governou entre 527 a.C. e 510 a.C..

O que é ser um cidadão ateniense?

A condição de cidadão era restrita aos homens livres nascidos em Atenas. As mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos estavam excluídos dos direitos políticos, o que restringia a participação a uns 10\% da população. Era cidadão o homem que tinha o dever de participar da administração da cidade.

LEIA TAMBÉM:   Porque as pessoas se tornam gananciosas?

Quem foi Sólon na Grécia Antiga?

Sólon foi um poeta, aristocrata e estadista de Atenas, sendo mais conhecido como legislador e poeta lírico. Atinge enorme prestígio ao liderar os atenienses em batalhas, com destaque para a tomada da ilha de Salamina, na época dominada por Mégara (importante cidade-estado da Grécia Antiga).

Quais foram as formas do Governo ateniense?

A isegoria, a isonomia e a isocracia eram traços fundamentais do regime democrático ateniense. Todos tinham o direito à palavra, a igualdade perante a lei, e a igual participação no exercício do poder.

Quem foi Clístenes na Grécia antiga?

Clístenes (565 a.C.-492 a.C.) foi um político grego antigo, que levou adiante a obra de Sólon e, como este último, é considerado um dos pais da democracia. Embora fosse um membro da aristocracia ateniense, além de liderar uma revolta popular, reformou a constituição da antiga Atenas em 508 a.C.

Quem criou a democracia na Grécia antiga?

Por volta de 508 a. C. foi criado na cidade de Atenas um novo sistema político – a democracia – que representava uma alternativa à tirania. Este processo teve início quando o cidadão ateniense Clístenes propôs algumas reformas que concediam a cada cidadão um voto nas assembleias regulares relativas a assuntos públicos.

LEIA TAMBÉM:   O que colocar em mesa de sala de jantar?

O que Péricles promoveu?

Péricles promoveu as artes e a literatura, num período em que Atenas tinha a reputação de ser o centro educacional e cultural do mundo da Grécia Antiga. Iniciou um ambicioso projeto que construiu a maior parte das estruturas que ainda existem na Acrópole de Atenas (incluindo o Partenon).

Quem foi Clístenes Alcmeônidas?

Nascimento: 569 a.C. Clístenes foi um político grego antigo, que levou adiante a obra de Sólon e, como este último, é considerado um dos pais da democracia. Embora fosse um membro da aristocracia ateniense, além de liderar uma revolta popular, reformou a constituição da antiga Atenas em 508 a.C.

Qual foi a lei criada por Clístenes?

Entre as reformas de Clístenes está o reconhecimento da igualdade de todos os cidadãos atenienses perante a lei da cidade. A divisão da cidade foi reorganizada, e, em vez de quatro tribos, passaram a existir 10, organizadas por localidade e não por renda.

Como se dava a democracia na Grécia antiga?

Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.

Como era exercida a democracia na Grécia Antiga?