Quem conduz à CPI?

Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é uma investigação conduzida pelo Poder Legislativo, que transforma a própria casa parlamentar em comissão para ouvir depoimentos e tomar informações diretamente.

O que a Alerj aprovou?

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (16/12), em discussão única, o Projeto de Lei 5.181/21, de autoria do Poder Executivo, que cria o Sistema de Proteção Social dos Militares – válido para os bombeiros e para os policiais militares.

Que poder tem uma CPI?

No mesmo artigo 58, parágrafo 3 da Constituição, fica garantido que as CPIs têm poderes de investigação próprios das autoridades judiciais. Isso significa que a CPI pode convocar indiciados para prestar depoimento, ouvir testemunhas, requisitar informações e documentos sigilosos e determinar novas providências.

Como se inscrever na Alerj?

As inscrições, tanto para o auxílio emergencial quanto para a linha de crédito, devem ser realizadas através do site e as dúvidas podem ser tiradas através do call center 0800 071 7474.

LEIA TAMBÉM:   Quem exerce o controle interno sobre o Judiciario?

Quais os poderes das comissões parlamentares de inquérito?

Têm poderes de investigação equiparados aos das autoridades judiciais, tais como determinar diligências, ouvir indiciados, inquirir testemunhas, requisitar de órgãos e entidades da administração pública informações e documentos, requerer a audiência de Deputados e Ministros de Estado, tomar depoimentos de autoridades …

Quais os requisitos constitucionais para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito?

Requisitos Constitucionais para Criação das Comissões Parlamentares de Inquérito

  • Quorum Mínimo de Abertura. A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 58§ 3º, estabeleceu três requisitos para a criação das CPIs.
  • Fato Determinado.
  • Prazo Certo.