Que tipo de atomos se unem para formar um composto Ionico?

Que tipo de átomos se unem para formar um composto Ionico?

A ligação iônica ocorre com formação de íons, que se associam por atração eletrostática. Ocorre entre metal, que tem tendência a perder elétron, e um não metal, que tem tendência a receber elétrons. Um exemplo desse tipo de ligação é o cloreto de sódio (NaCl), formado pelos elementos sódio () e cloro ().

Porque ocorre a ligação iônica?

A ligação iônica, também chamada de ligação eletrovalente ou heteropolar, é um tipo de ligação química que ocorre quando o átomo de um metal cede definitivamente um ou mais elétrons para o átomo de um ametal, semimetal ou hidrogênio.

Como se explica a atração dos íons em um composto iônico?

Uma ligação entre íons ocorre com a transferência definitiva de elétrons, essa ligação é caracterizada pela existência de forças de atração eletrostática entre íons. A atração que existe entre íons negativos (ânions) e positivos (cátions) dá origem à ligação iônica.

LEIA TAMBÉM:   Qual o tamanho de uma estrela em relacao a Terra?

Como formar um composto Ionico?

Compostos iônicos são formados por íons unidos por forças eletrostáticas, esse tipo de compostos, chamados de ligações iônicas, são ligações entre um metal e um ametal. O elemento metálico possui uma tendência a formar cátions, isto é, perde um elétron para o ametal, que o absorve, formando um ânion.

Qual é a principal característica de uma ligação iônica?

A Ligação iônica é um tipo de ligação química que ocorre entre um ametal e um metal. Nela, o metal perde elétrons e o ametal ganha, portanto há transferência de elétrons. A consequência é a formação de íons, ou seja, cátions (elementos que perderam elétrons) e ânions (elementos que ganharam elétrons).

Por que os compostos iônicos são condutores de corrente elétrica?

Conduzem corrente elétrica quando estão em solução aquosa (dissolvido em água), ou sob a forma fundida (líquida) pois os seus íons adquirem mobilidade para fechar o circuito e realizar a transferência de elétrons. Como a água também é polar, se torna uma bom solvente para compostos iônicos.

LEIA TAMBÉM:   Como acabar com o uso de drogas na adolescencia?

O que significa a palavra iônica?

Em química, um composto iónico ou composto iônico é um composto químico no qual existem Íons ligados numa estrutura gradeada através de ligações iônicas. O elemento metálico geralmente é um íon de carga positiva (cátion), e o elemento não metálico um íon de carga negativa (ânion).