Que se entende por deflacao?

Que se entende por deflação?

Deflação é o processo inverso da inflação. Ou seja, a deflação ocorre quando os índices de preços de uma economia passam a cair ao invés de subir.

O que é deflação e suas consequências?

Economicamente, deflação significa o aumento no valor do dinheiro, causado principalmente por uma demanda agregada menor do que a oferta potencial. Se persistir por mais do que alguns meses, a deflação pode levar à recessão econômica, e as consequências podem ser piores para a economia do que a própria inflação.

O que acontece com a deflação?

O que é deflação A deflação é a diminuição generalizada dos preços de produtos e serviços durante determinado período. Em outras palavras, a deflação é o processo inverso da inflação, já que esta representa o aumento generalizado dos preços de bens e serviços. É importante não confundir deflação com desinflação.

Qual é a deflação?

Deflação é o termo utilizado para definir um cenário econômico de queda generalizada dos preços. Ao contrário dos períodos de alta inflação, por exemplo, em que os consumidores vão ao supermercado e se deparam com produtos cada dia mais caros, na deflação uma grande gama se torna continuamente mais barata.

LEIA TAMBÉM:   Como advogar em Angola?

Como ocorre a deflação na economia?

Na deflação há uma redução prolongada do índice de preços no consumidor. Na inflação dá-se a subida generalizada dos preços dos bens e serviços, causada pelo aumento de moeda circulante. Conheça os vários tipos de inflação na economia e a taxa de inflação em Portugal. A deflação é também diferente da desinflação.

Qual a situação de deflação em Portugal?

Nos últimos anos a inflação tem estado muito baixa, perto do zero em Portugal, mas ainda não há uma situação de deflação. Os Estados Unidos nos anos 30 e o Japão nos anos 90 são dois exemplos de consequências graves resultantes de situações de deflação. Este conteúdo foi útil?

Qual a situação de desinflação?

Está caracterizada uma situação de desinflação. Dessa forma, enquanto na deflação encontramos um movimento de queda de preços, na desinflação o movimento é de subida, porém em um percentual menor do que era apresentado ou esperado para determinado período.