Que orgao tem competencia para julgar as contas do presidente da Republica?

Que órgão tem competência para julgar as contas do presidente da República?

Com base no parecer, o Congresso Nacional julga as contas prestadas pelo presidente da República. Compõem a análise empreendida pelo Tribunal, o relatório sobre as contas do Presidente da República e o parecer prévio do TCU.

Quem julga as contas do presidente da República?

É função do Congresso Nacional julgar as contas do Presidente da República e somente essas. Ao Tribunal de Contas da União compete o julgamento das demais contas, sejam elas prestadas por administradores do Poder Legislativo, Executivo ou Judiciário. Esse é o comando constitucional.

Quem aprova as contas do presidente da República?

Compete à Controladoria-Geral da União (CGU), como Órgão Central do Sistema de Controle Interno, elaborar a Prestação de Contas Anual do Presidente da República a ser encaminhada ao Congresso Nacional, em cumprimento ao inciso XXIV do artigo 84 da Constituição Federal.

LEIA TAMBÉM:   Quando e cabivel a revogacao da prisao preventiva?

Quem julga as contas do Congresso Nacional?

O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, é exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: Julgar as contas prestadas anualmente pelo presidente da República, em 60 dias a contar de seu recebimento.

Como se trata o abuso de poder?

O abuso de poder trata-se de situação em que um servidor público se utiliza de seu cargo e/ou função pública para benefício próprio ou exigir sua vontade contra a de outrem. No caso de um agente público, por exemplo, o abuso de poder fere diretamente o princípio da supremacia do interesse público. Este comportamento é irregular, ilegal, e

Será que o presidente precisa da autorização do Congresso?

E, para qualquer uso, presidente precisa da autorização do Congresso. Na decisão liminar de 12 de junho, o ministro do STF Luis Fux diz que é ‘óbvio’ que a Constituição não dá ao presidente poderes para romper com a ordem constitucional.

Como configurar o abuso de autoridade?

Deste modo, o abuso de autoridade consegue abranger também o abuso de poder, utilizando-se de conceitos administrativos para indicar possíveis condutas contrárias à lei, penal e disciplinar. Para que se configure um abuso de poder, se faz necessário a presença de uma autoridade e que esta detenha poderes específicos sobre a outra pessoa.

LEIA TAMBÉM:   Qual placa de gesso que e indicada para area externa?

Como pode ser convocado o Congresso?

O Congresso também pode ser convocado extraordinariamente pelo presidente da República e pelos presidentes da Câmara e do Senado, ou a requerimento da maioria dos membros de ambas as Casas Legislativas (com a aprovação da maioria absoluta de cada uma delas), em caso de urgência ou interesse público relevante.