Índice
Quanto paga se cair na malha fina?
É importante lembrar que, mesmo com a retificação, quando o contribuinte deve impostos precisa pagar uma multa à Receita Federal. Ela é de 0,33\% por dia de atraso da entrega da declaração retificada, ficando limitada a 20\% do valor do imposto devido.
Qual valor da multa Imposto de Renda?
A multa por não declarar Imposto de Renda é fixada em 75\% sobre o valor do imposto devido e pode, ainda, ser duplicada para 150\%, caso comprovado fraude ou tentativa de ocultação de dados.
Qual o valor da multa do Imposto de Renda?
Os contribuintes que não entregaram a declaração de Imposto de Renda 2021 à Receita Federal até o último dia 31 de maio precisam pagar uma multa, que varia do mínimo de R$ 165,74 ao teto de 20\% do imposto devido, além de juros proporcionais à taxa básica de juros, a Selic.
Qual a multa do imposto de renda com erros?
Quem envia a declaração do Imposto de Renda com erros pode cair na malha fina da Receita. Isso significa enfrentar penalidades que podem representar prejuízo ao contribuinte. Se o contribuinte for notificado pela Receita de que caiu na malha fina, a multa é equivalente a 75\% do imposto devido, a menos que o erro seja muito pequeno.
Como esquecer o imposto de renda?
Então, não corra o risco de esquecer, faça a sua declaração de Imposto de Renda antecipadamente. Se você se enquadra na condição da maioria dos casos, como mencionamos no primeiro tópico, ou seja, de não ter impostos adicionais a pagar, as consequências tendem a não ser tão graves.
Como verificar se o erro foi notificado pela Receita Federal?
Caso o erro só seja notificado pela Receita após o prazo de entrega da declaração, o contribuinte declarante também deve procurar a empresa em que trabalha e solicitar um novo comprovante de rendimentos. De posse dos novos dados, deverá retificar a sua declaração. É importante verificar se a Receita Federal lançou alguma multa para ser paga.
Como calcular o imposto de renda devido?
É que o Imposto de Renda devido é calculado de acordo com a sua renda anual, mas pago mensalmente. Por isso, dependendo da faixa de renda e se os seus ganhos forem variáveis, você pode se enquadrar em uma alíquota de IR no mês e outra no ano.