Quando sera prolongado o subsidio de desemprego para 2021?

Quando será prolongado o subsídio de desemprego para 2021?

De acordo com o Orçamento de Estado para 2021, segundo o Artigo 154º da Lei 75-B/2020, de 31 de dezembro, os subsídios de desemprego que terminarem durante o ano em questão serão prolongados por mais seis meses. Caso o seu subsídio acabe em Janeiro de 2021, por exemplo, este será automaticamente prolongado a partir de fevereiro.

Como pode fazer o subsídio de desemprego online?

Poderá fazer o pedido de subsídio de desemprego online, através do portal iefponline, caso tenha trabalhado por conta de outrem e esteja desempregado de forma involuntária, ou presencialmente no centro de emprego, no qual deve ter, previamente, a inscrição feita.

LEIA TAMBÉM:   Quais os diureticos poupadores de potassio?

Como pedir apoio ao subsídio de desemprego?

Para pedir este apoio é apenas necessário que apresente provas à Segurança Social de que a remuneração da sua nova atividade se encontra dentro dos parâmetros permitidos para a solicitação do subsídio de desemprego.

Posso continuar a receber o subsídio de desemprego da UE?

Pode continuar a receber o subsídio de desemprego do país da UE onde trabalhou pela última vez durante um período de três meses, que pode se prorrogado até um máximo de seis meses, dependendo do organismo que paga essa prestação.

Quando ficou desempregado em 2019?

Total recebido nos 12 meses anteriores aos dois meses antes do desemprego, incluindo subsídios de férias e de Natal. Por exemplo, de janeiro a dezembro de 2019 se ficou desempregado em março de 2020.

Qual o período de concessão do Fundo de desemprego?

Qual o período de concessão do fundo de desemprego? O período ao qual vai ter direito a subsídio de desemprego dependerá da sua idade e do número de meses com registo de remunerações na Segurança Social. Retomando o exemplo do Marco, com 32 anos e 14 meses de registo de remunerações vai receber o subsídio de desemprego durante 6 meses.

Qual a melhor forma de solicitar o subsídio de desemprego?

Caso necessite de ajuda, consulte o Guia de Apoio à Submissão Online de Requerimentos de Subsídio de Desemprego do IEFP. Em alternativa, pode fazer o requerimento de forma presencial no centro de emprego mais próximo. Caso pretenda, pode agendar previamente o atendimento através da plataforma SIGA, por email ou telefone.

Quanto tempo o subsídio de desemprego pode ser transferido?

Regra geral, o subsídio de desemprego pode ser transferido por um período de três meses, que pode ser prorrogado até um máximo de seis meses. Se escolher continuar a estar coberto no país a partir do qual foi destacado, o seu subsídio de desemprego ser‑l he‑á pago nesse país.

Como pode receber o subsídio de desemprego na UE?

Se estiver em situação de desemprego total, pode optar por receber o subsídio de desemprego quer no país da UE para onde foi destacado em comissão de serviço quer no seu próprio país, inscrevendo-se no respetivo serviço de emprego.

Qual o período de concessão de novas prestações de desemprego?

Para determinação do período de concessão de novas prestações de desemprego, apenas são considerados os períodos de registos de remunerações que não se sobreponham com registos de remunerações por equivalência referentes ao apoio financeiro.

Quais são os períodos de concessão do subsídio de desemprego?

Os períodos de concessão do subsídio de desemprego que terminem em 2021 são, excecionalmente, prorrogados por 6 meses.

Qual a data de ocorrência do subsídio de desemprego?

Os beneficiários de subsídio de desemprego terão também de comunicar, no prazo de cinco dias úteis a contar da data da ocorrência, diversas atualizações à sua situação física e legal, como por exemplo situações de doença, gravidez ou incapacidade temporária, assim como alteração da morada ou a ausência do território nacional.