Quando passar pelo medico do trabalho?

Quando passar pelo médico do trabalho?

É o exame médico que deve ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho do servidor ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de parto, doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não.

Quando é necessário emitir o ASO?

O ASO é obrigatório para todos os empregadores e empresas que contratam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Dessa maneira, o atestado de saúde ocupacional deve ser emitido no mínimo em duas vias: uma para o contratante e outra para o empregado.

Porque passar pelo médico do trabalho?

Qual a importância da Medicina do Trabalho Como já descrito anteriormente, a medicina do trabalho atua como uma área médica voltada aos cuidados da saúde do trabalhador. Sabemos que em muitas atividades profissionais o ambiente insalubre compromete a saúde de qualquer ser humano, por mais saudável que possa ser.

É obrigatório passar pelo médico do trabalho?

O objetivo do exame de retorno ao trabalho é verificar se o trabalhador realmente recuperou sua saúde física após o período afastado e está apto para voltar a executar suas atividades. O exame não é obrigatório para quem retorna das férias.

LEIA TAMBÉM:   Qual a funcao do detergente enzimatico?

Quem faz exame de retorno ao trabalho?

Apenas o médico do trabalho pode realizar o exame de retorno Exame de retorno ao trabalho deve ser feito apenas pelo médico do trabalho da empresa. é imprescindível que o funcionário só retorne para as suas funções caso possua um atestado de saúde ocupacional (ASO), obtido após o exame de retorno ao trabalho.

Qual o tempo de emissão do ASO?

Para atividades profissionais com risco 3 e 4, o ASO emitido nos últimos 90 dias pode ser aproveitado. Já para as empresas com grau de risco 1 e 2, o prazo é de 135 dias.

O que é emissão do ASO?

A emissão do ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) é feita por um médico do trabalho. Só ele pode confirmar o estado de saúde de uma pessoa e sua aptidão (ou inaptidão) para desenvolver determinada função. O ASO é também uma forma de detalhar os riscos de saúde que o funcionário está exposto na empresa.