Quando ocorre depreciacao amortizacao e exaustao explique atraves de exemplos?

Quando ocorre depreciação amortização e exaustão explique através de exemplos?

Depreciação x Exaustão A depreciação é a perda de valor pelo uso; a exaustão é a perda de valor por exploração; a depreciação é custo indireto de fabricação; a exaustão é custo direto de fabricação.

Quais custos e despesas poderão ser objeto de amortização?

385 Quais custos e despesas poderão ser objeto de amortização? Os custos, encargos ou despesas registrados no ativo diferido que contribuirão para a formação do resultado de mais de um período de apuração (RIR/1999, arts.

O que são despesas de amortização?

A amortização pode ser definida como a atividade de registrar a ocorrência de diminuição do valor relativo aos bens intangíveis que referem-se ao ativo permanente de uma organização. Além disso, é possível conferir os números de amortização no Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE).

LEIA TAMBÉM:   Qual o estado que mais consome alcool no Brasil?

Quais são os principais bens sujeitos à depreciação?

Os principais bens que estão sujeitos à depreciação são os computadores, os equipamentos de empresas e fábricas, edifícios, automóveis e caminhões, por exemplo. Contudo, de qualquer forma, a redução de valor de um bem precisa ser devidamente documentada, justificada e motivada.

Quando começa a depreciação e a amortização de um ativo?

A depreciação, a amortização ou a exaustão de um ativo começa quando o item estiver em condições de uso. A depreciação e a amortização não cessam quando o ativo torna-se obsoleto ou é retirado temporariamente de operação. Os seguintes fatores devem ser considerados ao se estimar a vida útil econômica de um ativo:

Quais são as condições gerais de depreciação e amortização?

Artigo 1.º Condições gerais de aceitação das depreciações e amortizações Artigo 2.º Valorimetria dos elementos depreciáveis ou amortizáveis Artigo 8.º Aplicação uniforme dos métodos de depreciação e amortização

Por que as taxas de depreciação ou amortização são aceites?

3 — Relativamente aos elementos para os quais não se encontrem fixadas, nas tabelas referidas no n.º 1, taxas de depreciação ou amortização são aceites as que pela Direção -Geral dos Impostos sejam consideradas razoáveis, tendo em conta o período de utilidade esperada.