Quando o inquilino vai sair do imovel?

Quando o inquilino vai sair do imóvel?

O inquilino pode sair do imóvel antes do término do contrato, desde que ele pague a multa pactuada, proporcional ao prazo total do contrato. Caso não haja nada previsto no contrato, valerá o que for determinado judicialmente.

O corretor estava levando os clientes para conhecer o imóvel e comentou que o inquilino já havia recebido a carta de preferência e não havia se interessado pelo imóvel. E avisou aos clientes: “assim que vocês comprarem, o inquilino terá 15 dias para sair do imóvel ( sic )”.

O que fazer quando o inquilino abandona o imóvel?

O que o fazer quando o inquilino abandona o imóvel e deixa móveis no local? Quando isso ocorre, o Advogado responsável pela ação de despejo deve pedir ao juiz que os móveis e utensílios deixados no imóvel sejam removidos e encaminhados para um depositário judicial, que tomará conta dos itens.

Quais são os principais deveres do inquilino?

LEIA TAMBÉM:   Como pagar auto de infracao Receita Federal?

E os principais deveres? O inquilino deve pagar a renda e as despesas do condomínio, se tais condições estiverem estipuladas no contrato de arrendamento. Deve, igualmente, cumprir com as regras de higiene, de sossego, de boa vizinhança e respeitar o regulamento do condomínio do local onde viva.

Qual o direito do inquilino sobre a habitação?

O inquilino tem o direito de viver e partilhar a casa arrendada com a família, cônjuge ou parentes até ao terceiro grau da linha lateral. Além disso, poderá ainda alojar um máximo de três hóspedes. Se o senhorio decidir vender o imóvel, o inquilino tem direito de preferência sobre a habitação, desde que lá habite há pelo menos três anos.

Será que o inquilino permaneceu no imóvel após o fim do contrato?

Se o inquilino permaneceu no imóvel depois de ter recebido o aviso do fim do contrato, ou seja, não respeitou o combinado para sair do imóvel alugado, deverá o locador solicitar judicialmente um pedido de ação de despejo.

Por que o inquilino pode opor-se ao requerimento de despejo?

Naturalmente, que o inquilino pode opor-se ao requerimento apresentado pelo senhorio, dispondo, para tal, de 15 dias, após a notificação do requerimento de despejo. Para tal, o inquilino deverá de constituir mandatário (advogado ou solicitador).

LEIA TAMBÉM:   O que e uma pessanka?

Qual a data de entrega do inquilino?

Em qualquer um dos casos, será a data de envio ou entrega que será tida em conta, para efeitos do cumprimento do prazo de 15 dias para resposta. Tal como no caso do senhorio, se o inquilino não beneficiar de apoio judiciário, terá de pagar a taxa de justiça pela apresentação da oposição.

De acordo com a Lei, o proprietário tem o direito de pedir o imóvel durante ou após a vigência do contrato, ou seja, a qualquer momento. Nesse caso, deverá informar ao inquilino, oficialmente, por meio de um documento. O Prazo mínimo concedido em lei para desocupação do imóvel, terminado o contrato, é de 30 dias.

Será que os inquilinos estão sujeitos aos mesmos deveres dos proprietários?

Os inquilinos estão sujeitos aos mesmos deveres dos proprietários no que toca às limitações impostas nas relações de vizinhança com proprietários ou outros inquilinos de prédios próximos ou do mesmo prédio. Isso aplica-se, nomeadamente, às regras do condomínio ou à lei do ruído. 8 .

LEIA TAMBÉM:   O que pode ser uma mancha vermelha no nariz?

Como contratar um inquilino para vender imóvel?

Procurar o inquilino antes de anunciar o bem, oferecer o imóvel a ele e aguardar a resposta. Caso o comunicado seja negativo ao interesse na compra, o imóvel está liberado para ser vendido. Garantir o recebimento do preço ajustado se certificando de que está transacionando com partes legítimas e bem representadas.

Quem deve dar preferência ao inquilino?

Este pode, contudo, contratar com o inquilino que seja este a pagar. 7 . Dever de dar preferência ao arrendatário Em caso de venda do imóvel ou de dação em cumprimento do mesmo (para o pagamento de uma dívida a terceiro, por exemplo), o senhorio deve dar preferência ao inquilino há mais de três anos.

Será que o inquilino é responsável pelos danos causados ao imóvel?

Porém, o inquilino é responsável pelos consertos feitos para corrigir danos ao imóvel causados por si mesmo, seus dependentes, familiares ou convidados. Além disso, se o inquilino quiser efetuar qualquer tipo de modificação que altera a forma interna ou externa do imóvel, ele deve entrar em contato e pedir autorização por escrito ao proprietário.