Quando o cônjuge pode ser declarado como dependente?

Quando o cônjuge pode ser declarado como dependente?

Tanto o companheiro, na união estável, quanto o cônjuge, no casamento, podem ser incluídos como dependentes, desde que o casal tenha um filho em comum ou viva junto há mais de cinco anos.

Pode colocar cônjuge como dependente no Imposto de Renda 2020?

A seguir, veja as principais regras para incluir dependentes na declaração do imposto de renda 2020. Tanto o companheiro, na união estável, quanto o cônjuge, no casamento, podem ser incluídos como dependentes, desde que o casal tenha um filho em comum ou viva junto há mais de cinco anos.

Como conseguir a declaração de solteiro?

Existem duas vias para obter sua certidão de estado civil. Caso você esteja no Brasil, o procedimento para conseguir a declaração de solteiro é o seguinte: Vá até o cartório onde você foi registrado e solicite sua Declaração de Solteiro;

LEIA TAMBÉM:   Qual e o conceito correto de plano de marketing?

Como fazer a declaração separadamente?

• Fazer a declaração separadamente, dividindo os dependentes entre as declarações; • Declarar separadamente, informando os dependentes apenas em uma das declarações. Para casais com despesas dedutíveis muito altas, a declaração em conjunto pode ser mais interessante, já que o abatimento será feito sobre a renda somada.

Posso apresentar declaração em conjunto com o contribuinte?

O contribuinte pode apresentar declaração em separado ou, opcionalmente, em conjunto com o cônjuge, companheiro ou dependente. Somente é considerado declarante em conjunto o cônjuge, companheiro ou dependente cujos rendimentos sujeitos ao ajuste anual estejam sendo oferecidos à tributação na declaração apresentada pelo contribuinte titular.

Qual a obrigatoriedade da declaração em conjunto?

A declaração em conjunto supre a obrigatoriedade da apresentação da declaração a que porventura estiver sujeito o cônjuge ou filho dependente para fins do Imposto sobre a Renda. Apesar da aparente simplificação, a opção pela Declaração em Conjunto pode resultar em menor imposto a restituir ou maior imposto a pagar.