Índice
- 1 Quando é recomendado a mastectomia preventiva?
- 2 Como é feita a cirurgia de reconstrução da mama?
- 3 Por que algumas mulheres que possuem a mutação nos genes BRCA1 e BRCA2 optam por realizar mastectomia preventiva?
- 4 Quanto tempo dura reconstrução da mama?
- 5 Quando se faz mastectomia pode colocar silicone?
- 6 Quem pode fazer mastectomia preventiva?
- 7 O que é cirurgia profilática?
- 8 Qual o resultado de uma mastectomia?
- 9 Será que a mastectomia dupla é uma cirurgia preventiva?
Quando é recomendado a mastectomia preventiva?
Como o próprio nome já indica, a mastectomia preventiva é realizada para que se evite o desenvolvimento de um câncer de mama, e é indicada somente para aquelas mulheres que possuem um risco muito alto da doença. Esses riscos incluem alterações genéticas (BRCA1 e BRCA2) e histórico familiar.
O que é uma cirurgia preventiva?
A cirurgia preventiva ou profilática, por exemplo, é feita para remover um órgão que apresenta grande possibilidade de desenvolver câncer, mesmo que não haja sinais da doença no momento da operação.
Como é feita a cirurgia de reconstrução da mama?
Para isso, existem dois tipos principais de reconstrução mamária, que podem ser feito com:
- Implante: consiste em colocar um implante de silicone debaixo da pele, simulando a forma natural da mama;
- Retalho abdominal: é retirada pele e gordura da região abdominal para usar na região das mamas e reconstruir os seios.
Como funciona a mastectomia preventiva?
A cirurgia de mastectomia preventiva consiste na retirada da região interna da mama – ou seja, da glândula mamária juntamente com os ductos mamários – que são os locais onde pode acontecer a formação de um tumor. Com a retirada do interior da mama, os riscos de câncer reduzem em até 90\%.
Por que algumas mulheres que possuem a mutação nos genes BRCA1 e BRCA2 optam por realizar mastectomia preventiva?
As mulheres com mutação BRCA1 ou BRCA2 têm um alto risco de desenvolver câncer de mama e câncer de ovário. Esse procedimento reduz consideravelmente o risco de câncer de ovário. Algumas mulheres optam por fazer essa cirurgia junto com a mastectomia profilática.
Quanto tempo demora uma cirurgia de reconstrução da mama?
Em média, considera-se um tempo adequado entre 40 minutos e 2h, dependendo da experiência do cirurgião, complexidade do caso, índice de massa corporal da paciente, etc…
Quanto tempo dura reconstrução da mama?
Sua reconstrução se realiza, geralmente, 2 a 3 meses depois que se restabeleceu a forma da mama através da prótese de silicone ou dos tecidos próprios. O mamilo é refeito, na maioria das vezes, com parte do mamilo da outra mama, ou com a pele da própria mama reconstruída. A escolha vai depender de cada caso.
Como é o Pós-operatório de mastectomia?
Como é o pós-operatório. Depois da cirurgia, o internamento no hospital dura entre 2 a 5 dias e, o pós-operatório da mastectomia pode causar dor no peito e no braço e cansaço. Além disso, algumas mulheres podem ter diminuição da auto estima devido à retirada da mama.
Quando se faz mastectomia pode colocar silicone?
Prótese de silicone: é a técnica indicada, geralmente, nos casos em que a mastectomia foi feita sem comprometer tanta quantidade de pele e para pacientes que não possuem tecido suficiente para reconstruir a mama. São várias as opções de formato, textura e projeção da prótese.
O que é mastectomia profilática?
Mastectomia profilática (Preventiva). A retirada de uma ou ambas as mamas antes do diagnóstico de câncer pode reduzir significativamente o risco de câncer de mama (em até 90\%).
Quem pode fazer mastectomia preventiva?
Não há pré-requisitos obrigatórios para a mastectomia preventiva, basta ter alto risco para o câncer de mama. No entanto, os médicos recomendam a mastectomia preventiva apenas para mulheres que já tem prole constituída – ou seja, já teve todos os filhos que gostaria.
Quais os riscos da cirurgia de mastectomia?
Os efeitos colaterais da mastectomia podem incluir:
- Dor.
- Inchaço na parte superior do braço.
- Hematoma.
- Seroma.
- Limitação nos movimentos do braços ou do ombro.
- Dormência na mama ou no braço.
- Dor neuropática na parede torácica, axila e/ou braço.
O que é cirurgia profilática?
Um assunto bastante controverso na Mastologia é a cirurgia de mastectomia profilática, que nada mais é do que a retirada de uma ou das duas mamas antes do diagnóstico do câncer de mama, uma forma preventiva para as mulheres que apresentam sérios riscos de desenvolver a doença.
O que é mastectomia na mama?
A mastectomia consiste na retirada da mama, incluindo a pele que a recobre e o mamilo. É uma cirurgia bastante antiga, descrita inicialmente em 1894 por um importante cirurgião americano chamado William Stewart Halsted (1).
Qual o resultado de uma mastectomia?
Mas o fato é que, na maioria dos casos, a mastectomia não oferece melhores possibilidades de sobrevida a longo prazo ou um melhor resultado do tratamento. Estudos que acompanham mulheres há mais de 20 anos mostram que, quando a cirurgia conservadora da mama é realizada junto com a radioterapia, o resultado é o mesmo de uma mastectomia.
Qual a melhor opção para a mastectomia da mama?
A mastectomia da mama pode ser uma boa opção se você: Não consegue fazer radioterapia. Prefere uma cirurgia mais extensa para não fazer radioterapia. Já fez radioterapia prévia na mama. Já fez cirurgia conservadora da mama e a doença não foi completamente removida.
Será que a mastectomia dupla é uma cirurgia preventiva?
ACS – A mastectomia dupla é, de fato, uma cirurgia preventiva? Soraya Zhouri – A adenomastectomia bilateral, que é o nome científico dessa cirurgia, é, sim, profilática. Ou seja, é uma prevenção em casos de risco aumentado para câncer de mama.
Como é feita a mastectomia radical?
3. Mastectomia radical Na mastectomia radical, além da retirada de toda a mama, também são removidos os músculos que se localizam debaixo dela e os gânglios da região da axila, estando indicada para os casos de câncer com risco de disseminação.